10ª Conferência Municipal discute melhorias do sistema público de saúde

Evento aberto para população acontece no Remanso Campineiro, neste sábado (04/03), das 8h às 17h

Você é um morador que participa das discussões para melhorar a cidade onde vive? Então, fique atento que haverá um evento importante no fim de semana. A Prefeitura de Hortolândia promove a 10ª Conferência Municipal de Saúde, neste sábado (04/03). O evento será, das 8h às 17h, na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Marleciene Priscila Presta Bonfim, localizada na rua Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro. O evento é aberto à população. Não é necessário fazer inscrição.

De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Antonio Roberto Stivalli, o evento é realizado a cada quatro anos com o objetivo de avaliar e apresentar propostas para melhorar o sistema público de saúde. A conferência é aberta para a população e conta também com a participação de gestores, trabalhadores da saúde e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

Neste ano, o tema da conferência é “Garantir direitos e defender o SUS (Sistema Único de Saúde), a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”. As discussões serão em torno de quatro eixos temáticos, que são os seguintes: I – “O Brasil que temos e o Brasil que queremos”; II – “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; III – “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”.

As propostas que serão discutidas foram definidas nas cinco pré-conferências (foto), eventos preparatórios realizados em cada região da cidade pela Prefeitura de Hortolândia, em fevereiro. Nas pré-conferências também foram escolhidos os delegados (representantes dos segmentos usuários, trabalhadores e gestores de saúde) que participarão da conferência.

“Tivemos um número expressivo nas pré-conferências, com um total de 238 pessoas que participaram nos eventos nas cinco regiões da cidade. Foram trazidas várias propostas que estão sendo organizadas e distribuídas para discussão em cada um dos eixos temáticos da conferência. O balanço das pré-conferências foi positivo, uma vez que tivemos uma discussão vasta de propostas próprias para o município e de cunho regional, estadual e nacional”, destaca o diretor Antonio Roberto Stivalli. As propostas apresentadas e aprovadas na conferência municipal serão levadas para a conferência regional, programada para ser realizada em abril deste ano, em formato on-line.

Programação

A conferência terá ainda apresentações artísticas do grupo Quarteto Cultura, formado por servidores da Secretaria de Cultura, e do Coral do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)-Vida, órgão da Secretaria de Saúde.

A programação também contará com uma palestra sobre os quatro eixos temáticos da Conferência Nacional de Saúde, programada para julho deste ano. A palestra será ministrada pela assessora do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde)/SP, Aparecida Pimenta.