Hortolândia inicia entrega de uniformes e materiais escolares nesta segunda (27/02)

Ação da Prefeitura beneficia diretamente cerca de 26 mil crianças, jovens e adultos matriculados na rede municipal de educação

A Prefeitura de Hortolândia realiza, a partir desta segunda-feira (27/02), dez eventos simbólicos que marcam a entrega de uniformes e materiais escolares aos estudantes de toda a rede municipal de ensino. Os dois primeiros acontecerão, às 7h, na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Santa Clara Lago I, localizada na Rua 1º de Maio, 15, no Jd. S. Clara do Lago I; e, às 13h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Cláudio Roberto Marques, na Rua Fabiano Pinheiro da Silva, 100, no Jd. Santana. Os demais serão realizados nos dias seguintes, nos mesmos horários, em duas escolas por região, encerrando-se na sexta-feira (03/03). Ao longo dos próximos dias, todas as escolas municipais farão a entregas dos kits aos estudantes, mesmo naquelas unidades onde não haverá cerimônia simbólica.

A entrega de uniformes e materiais escolares é uma política pública que alcança, diretamente, os 26 mil estudantes da rede municipal. São beneficiados todos os matriculados, desde a Educação Infantil e o Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) até a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pela ação, todos os artigos já estão nas unidades escolares. Cada escola fará a entrega às famílias ainda no início do ano letivo, respeitando cronograma próprio, que será informado aos pais e responsáveis previamente.

Cada criança, jovem ou adulto receberá um kit de uniforme de verão, com três peças – duas camisetas e uma bermuda, além de mochila com materiais escolares de acordo com a etapa escolar em que esteja inscrito. Os uniformes foram confeccionados pela própria Prefeitura, por meio do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo. Os itens foram feitos por bolsistas participantes do projeto social CQP II (Centro de Qualificação Profissional), espaço que oferece formação gratuita em Costura Industrial. Ao todo, eles confeccionaram 78 mil peças de roupa.

Já as mochilas foram organizadas de modo a atender as necessidades de cada modalidade de ensino e faixa etária. Entre os itens que serão entregues estão cadernos, lápis, borracha, apontador, tesoura, cola, lápis de cor, tinta guache e um estojo para organizar o material.

A ação busca dar mais segurança aos estudantes e valorizar a autoestima da criança. Outro aspecto importante diz respeito à economia das famílias, que, com esta contribuição, despreocupam-se da compra dos itens básicos.

“Nós entendemos o uniforme e os materiais escolares como imprescindíveis para o aprendizado do aluno. O uniforme tem uma importância na autoestima, traz um sentimento de igualdade. Todos estão ali com a mesma vestimenta. Traz uma relação muito importante para a segurança do aluno e da família, porque o aluno identificado com o uniforme da escola já tem uma segurança durante seu trânsito, não só dentro da escola, mas também saindo da escola. Isso é muito importante para nós. Entregar os uniformes e os materiais escolares no primeiro mês de retorno das aulas é importante para as famílias já se organizarem e saberem como vai ser o planejamento da escola com o seu filho. Entendemos que isso traz muitos benefícios para a comunidade escolar, inclusive para os profissionais de educação, já que uma parte do material escolar vai para o aluno levar para casa e outra parte fica para a escola, para o professor desenvolver as atividades de aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.