Confecção de uniformes escolares está na reta final

Serão produzidas ao todo 130 mil peças de roupas; conjuntos de verão serão entregues no início do ano letivo

Os kits de verão que vestirão os alunos da rede municipal de ensino de Hortolândia estão em fase final de confecção. As peças são produzidas por bolsitas do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), espaço onde acontece o Curso de “Costura Industrial”, promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. As peças serão entregues aos alunos logo nas primeiras semanas de aula, beneficiando todos os estudantes matriculados na rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os kits de verão são compostos por três peças, sendo 2 camisetas e 1 bermuda, totalizando 78 mil peças.

Já os kits de inverno, que serão entregues em agosto, contém duas peças, sendo 1 calça e 1 jaqueta, totalizando 52 mil unidades, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Segundo Edna Amaral Bochi, Coordenadora do CQP I “Costura & Moda”(Centro de Qualificação Profissional), os kits de uniformes garantem às crianças melhores condições de estudo e aos pais maior tranquilidade financeira. “Todo o projeto viabiliza a igualdade, o respeito e o conforto para os alunos no ambiente escolar, além de reduzir gastos e ajudar no orçamento familiar”.

As peças são produzidas por 50 bolsistas, 48 mulheres e 02 homens. Do total de participantes, 45 são aprendizes de costura e 05 compõem a equipe de apoio. Os aprendizes participam do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo, e recebem R$710,00 de bolsa auxílio, uma cesta básica e vale transporte para a aprendizagem profissional diária de quatro horas.

“Para mim é muito gratificante poder participar desse projeto tão importante para a cidade. Fico tão contente e honrada em ver os alunos vestindo e usando estes uniformes, que são fruto do nosso trabalho”, declara a bolsista Rosimary da Silva Souza Paixão, de 32 anos, estudante do EJA e moradora de Hortolândia.

A Prefeitura investe cerca de R$ 6 milhões, entre pagamento de bolsas aos aprendizes e a aquisição de tecidos e aviamentos, de acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.