SAMU completa 15 anos de serviços prestados em Hortolândia e Sumaré

Evento festivo, com vídeo e bóton comemorativo, nesta quinta-feira (26/01), contou com a presença do prefeito Zezé Gomes

Uma cerimônia festiva, com distribuição de 200 bótons e exibição de vídeo feito pela Secretaria de Cultura, marcou o aniversário de 15 anos de existência do SAMU Regional Hortolândia-Sumaré (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O evento que reuniu cerca de 150 pessoas aconteceu na noite desta quinta-feira (26/01), no Teatro Elizabeth Keller de Matos da Unidade Arlindo Zadi, no Jd. Amanda, e contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

“O trabalho desses anjos de farda azul foi fundamental para salvar milhares de pessoas, ao longo desse período, atendendo a mais de 700 mil chamados. A toda a corporação do SAMU os nossos mais sinceros agradecimentos. Que possamos garantir, cada vez mais, melhores condições de trabalho para que o serviço continue sendo executado com excelência. Neste ano, já investimos em novas viaturas e estamos reformando a sede. São ações importantes e necessárias em benefício da nossa gente. Um abraço para todos os servidores e vida longa ao nosso SAMU!”, desejou o prefeito.

Voltado a servidores da saúde e convidados, o evento relembrou momentos históricos, desde a fundação, em 2008, até agora, homenageando personalidades que contribuíram para o funcionamento do serviço, cuja missão é garantir atendimento pré hospitalar de excelência e contribuir para salvar vidas. O secretário da pasta, Dênis Crupe, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros, também compareceram.

“O evento foi um sucesso, histórico e emocionante. O momento mais emocionante foi o documentário com depoimentos de profissionais, pacientes salvos, muitas fotos da linha do tempo desses 15 anos e também uma homenagem especial aos profissionais e gestores importantes para o SAMU, já falecidos. Não conseguimos conter as lágrimas”, destacou o coordenador geral do SAMU e da urgência e emergência em Hortolândia, Renato Lopes Machado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebe em média, por meio da central de regulação do serviço (número 192), 150 ligações por dia, 50 mil ligações por ano, em média, segundo a Secretaria de Saúde. Desde o início das atividades, em 2008, o SAMU Regional Hortolândia-Sumaré realizou cerca de 46 mil atendimentos de suporte avançado e 229 mil atendimentos de suporte básico. Somente em Hortolândia, são realizados 75 atendimentos/dia.

Por iniciativa da Prefeitura, o SAMU Hortolândia recebeu quatro ambulâncias novas, entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023: três locadas e uma enviada pelo Ministério da Saúde. Os veículos locados servirão de reserva técnica. Além disso, a sede do serviço passa atualmente por obras.