SAMU de Hortolândia recebe nova viatura

Desde 2018 o serviço móvel de urgência e emergência não recebia equipamentos do Ministério da Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 – de Hortolândia ganhou um importante reforço, nesta segunda-feira (09/01), com a chegada de uma nova ambulância. Desde 2018, o SAMU hortolandense não recebia novas viaturas do Ministério da Saúde para a sua frota. Atualmente, o serviço conta com três ambulâncias locadas pela Prefeitura e mais quatro veículos padrão.

De acordo com o coordenador regional do SAMU, Renato Lopes Machado, a nova ambulância é de suporte básico, mas preparada para receber o suporte avançado. “É um veículo Mercedes-Benz Sprinter, totalmente preparada para o serviço de urgência e emergência desenvolvido pelo SAMU. Sem dúvida é um importante reforço para a nossa equipe em benefício da comunidade hortolandense”, destacou Machado.

No início de dezembro, o SAMU Hortolândia recebeu três novas ambulâncias locadas de suporte avançado, UTIs móveis onde atuam médico e enfermeiro. Os veículos são usados para reforçar a frota e servir como reserva técnica. Em média, o SAMU regional, por meio da central de regulação do serviço (número 192), sediada no município, realiza entre 150 atendimentos/dia, em Hortolândia e Sumaré. Somente em Hortolândia, são realizados 75 atendimentos/dia.

REFORMA DA BASE SAMU

A base do SAMU de Hortolândia, localizada na Rua Líbero Badaró, 192, no Jd. Santa Rita de Cassia, está em obras. O prédio passa por reforma desde o dia 19 de. Segundo a Secretaria de Saúde, a revitalização deverá se estender por cerca de quatro meses, pois haverá reforma geral da unidade, que completa 15 anos no próximo dia 23. Haverá troca de pisos, pintura e implantação de uma cobertura para lavagem dos veículos.

Até o fim da obra, as ambulâncias terão como base provisória a UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia, que fica na Rua José Martim dos Anjos, 185, no Jd. Nova Hortolândia. Serão investidos R$ 1.234.000,00 -- R$ 200 mil são recursos do Estado e o restante do próprio tesouro municipal.

“A base do SAMU foi inaugurada em 2008. Desde então o município cresceu bastante e as necessidades do serviço aumentaram, sendo necessário realizar essa reforma, com área nova coberta paras as ambulâncias, bem como melhorias estruturais a fim de proporcionar melhores condições de trabalho aos heróis que diariamente trabalham na nobre missão de salvar vidas”, finalizou o coordenador Renato Lopes Machado.