Hortolândia tem aproximadamente 70 mil metros quadrados de vias reforçadas com sinalização do solo em 2022

Pintura realizada pela Prefeitura acontece em ruas, avenidas e ciclovias em todas as regiões da cidade

O reforço e a implantação da pintura de sinalização no solo é uma das principais ações da Prefeitura de Hortolândia para contribuir com a segurança viária na cidade. O trabalho realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, aumenta a visibilidade de pedestres e motoristas para evitar acidentes no trânsito. O serviço é realizado, semanalmente, por equipes da Administração Municipal seguindo um calendário elaborado para cada bairro da cidade. Em 2022, foram contabilizados quase 70 mil metros quadrados de vias pintadas ou que tiveram a pintura reforçada. Com tinta especial, foram aproximadamente 27 mil metros quadrados. Já com tinta normal, cerca de 42 mil metros quadrados de ruas e avenidas contempladas.

“O reforço e a implantação de sinalização do solo é muito importante e já aconteceu em vias e ciclovias de todas as regiões da cidade. Além de aumentar a segurança de pedestres, motoristas e ciclistas que utilizam a malha cicloviária da cidade, este trabalho melhora a visibilidade em qualquer período do dia. São faixas de pedestres, faixas duplas amarelas, lombadas e diversas outras. Continuaremos o trabalho pelos próximos dias em diferentes regiões da cidade”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o aumento da segurança viária em Hortolândia passa diretamente pelo reforço e a repintura da sinalização de solo que, desde 2017, acontece em toda a cidade. Junto à instalação de radares controladores de velocidade, novos semáforos, Operação Tapa-Buraco e readequação do sentido de ruas e avenidas para maior fluidez do trânsito fazem parte da base do trabalho para salvar vidas no trânsito. Toda a cidade já recebeu e continuará recebendo as ações, inclusive o aumento da malha cicloviária que acontece, gradativamente, por um trânsito sem mortes.

“Prezamos a realização desta ação em todos os tipos de via mas, no ano passado, o reforço foi realizado com tinta especial nas principais avenidas da cidade como em toda a extensão da Olívio Franceschini, Emancipação e Brasil, por exemplo. Ruas que recebem o movimento contínuo de veículos do transporte coletivo e próximas a comércios, unidades de saúde e ensino também são prioridades. As ações para a melhoria da segurança viária não param em Hortolândia”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

Trabalho continua no Jardim Amanda

Está em andamento mais uma etapa de reforço e implantação de sinalização viária no Jardim Amanda. O serviço, agora, acontece em ruas residenciais e prioriza a pintura de faixas de pedestres, lombadas e faixas duplas amarelas. O bairro recebe, periodicamente, diversas ações de melhoria da segurança viária. "Em breve concluiremos a pintura nestas ruas do Jardim Amanda e, logo após isso, continuaremos com o mesmo trabalho em outros bairros", explica Pereira.