Tubulações de lagoa do Jd. Amanda recebem limpeza em ação contra enchentes

Prefeitura trabalha para evitar alagamentos em locais de todas as regiões de Hortolândia

As ações contra enchentes e alagamentos na estação chuvosa do ano seguem em realização pela Prefeitura de Hortolândia em todas as regiões da cidade. Na manhã desta quinta-feira (22/12), a limpeza das tubulações de escoamento da água foi realizada na segunda lagoa do Jardim Amanda. Durante todo o segundo semestre, o local recebeu a retirada das plantas aguapés do espelho d'água que crescem ali devido ao descarte de ligações irregulares de esgoto. Contra este crime ambiental, semanalmente, a Administração Municipal também faz a fiscalização nas residências do bairro.

"Esta limpeza das tubulações de escoamento da água é um  feito manualmente, com muito cuidado, para evitar acúmulo de material orgânico e outros como garrafas pets, por exemplos, jogadas de forma irregular na lagoa. O trabalho será importante contra enchentes nesta época, mas precisamos do apoio da população contra crimes ambientais que destroem o meio ambiente e contribuem com enchentes e alagamentos", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Também neste mês, para evitar enchentes e alagamentos, a Prefeitura concluiu a limpeza de todos os bueiros na rua Luiz Camilo de Camargo na região central e está em fase final da recuperação de uma importante tubulação no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora. Ações pontuais também acontecem durante o todo o ano em diversos locais.

Além das ações contra enchentes, reforçadas nesta época do ano, as equipes da Administração Municipal realizaram um mutirão de poda do mato e limpeza em trechos das avenidas Olívio Franceschini, Emancipação e Santana e nas áreas interna e externas das UBS's (Unidades Básicas de Saúde) dos jardins Adelaide, Campos Verdes e Rosolém. Ao redor do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara e no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, a limpeza foi intensificada para receber a população nos próximos dias.

"A região central que também está com grande movimentação de pessoas realizando compras para as festas de final do ano no comércio local e na praça A Poderosa, onde há o encerramento do 'Natal de Luzes na Praça' nesta sexta-feira (23/12)", explica Panício.