Prefeitura divulga balanço da campanha “Fique Sabendo 2022”

Mobilização para prevenir a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis é realizada anualmente pela Prefeitura de Hortolândia

Após um mês de atividades e ações informativas, de sensibilização e conscientização para a prevenção ao vírus HIV, causador da AIDS, e às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), chegou ao fim a campanha “Fique Sabendo” 2022. Iniciada no dia 18 de novembro, a mobilização realizada pelas equipes do CEI/Amdah (Centro Especializado em Infectologia), órgão da Secretaria de Saúde, anteriormente denominado Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia, e das unidas básicas de atenção, encerrou-se na última sexta-feira (16/12).

De acordo com o balanço divulgado, nesta quinta-feira (22/12), foram realizados mais de dois mil testes: 849 de HIV, sendo quatro novos positivos; 849 de sífilis com 18 positivos; 183 de Hepatite B, com um positivo e 183 Hepatite C, com nenhum positivo. O destaque, segundo o CEI/Amdah, ficou para o resgate de um caso de abandono de tratamento.

“A Campanha Fique Sabendo é muito importante para o diagnóstico precoce das doenças sexualmente transmissíveis e o tratamento delas ainda em fase inicial. Isso ajuda a amenizar futuras complicações e a reduzir a transmissão. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais rápido pode ser quebrada a corrente de transmissão uma vez que o paciente HIV em tratamento não transmite o vírus”, afirma a Coordenadora CEI/Amdah, Larissa Naira Dias da Silva, esclarecendo a importância de se resgatar um caso de abandono ao tratamento.

Por cerca de um mês, a campanha disponibilizou e realizou testes rápidos para detecção de AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Também promoveu palestras para a população atendida em órgãos da Prefeitura, como os serviços da Assistência Social. Durante a mobilização, o CEI também promoveu ação educativa e preventiva sobre Aids e outras ISTs na Parada LGBTQIA+, no último dia 11 deste mês. Na ocasião, foram distribuídos 500 kits (preservativos masculinos, gel lubrificante e informativos de prevenção) e 750 preservativos masculinos avulsos.

O que são ISTs?

As ISTs são doenças transmitidas por meio de contato sexual. Caso a pessoa esteja infetada, é importante fazer o diagnóstico e o tratamento da doença o quanto antes para evitar complicações graves que podem levar a óbito.

O CEI/Amdah é a unidade de referência em Hortolândia para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs e hepatites virais. O órgão fica na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, na Vila São Pedro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O CEI/Amdah disponibiliza, gratuitamente, testes rápidos para a detecção de ISTs e hepatites virais. A aplicação de testes rápidos é feita das 8h às 15h. Não é necessário agendar para fazer o teste rápido. O resultado fica pronto em 15 minutos. O teste rápido também está disponível nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Quando o resultado é positivo, já começa o tratamento e o acompanhamento imediato do paciente. O órgão também oferece as medicações PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV).

Outras informações e orientações podem ser obtidas pelos telefones do CEI, (19) 3897-3653 e (19) 3897-5034, ou via WhatApp, pelo número (19) 98440-5103, que recebe apenas mensagens de texto. O órgão também realiza palestras gratuitas sobre prevenção às ISTs e hepatites virais em entidades, escolas, associações e empresas da cidade. Os interessados podem entrar em contato por meio dos mesmos telefones acima para agendamento da palestra.