Prefeitura distribui panfletos e material explicativo sobre Aids e ISTs, em Parada LGBTQIA+

Evento aconteceu, neste domingo, em praça no Parque dos Pinheiros, em Hortolândia

Servidores do CEI (Centro Especializado em Infectologia)/Amdah (Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia), órgão da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Hortolândia, realizaram ação educativa e preventiva sobre Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), neste domingo (11/12), em estande montado na Praça do Parque Socioambiental Chico Mendes, no Remanso Campineiro, durante a Parada LGBTQIA+, iniciada na Praça das Paineiras, no Parque dos Pinheiros.

Quatro servidoras do órgão permaneceram no evento, das 13h às 19h, passando as orientações de saúde, distribuindo kits de prevenção e apresentando os serviços prestados no CEI/Amdah. Ao todo, foram distribuídos 500 kits (preservativos masculinos, gel lubrificante e informativos de prevenção) e 750 preservativos masculinos avulsos.

“Como estamos no Dezembro Vermelho que é o mês de luta contra a Aids, essas ações são importantes, não só em dezembro mas no ano todo, para conscientizar a população e a comunidade LGBTQIA+ sobre a importância da prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Fomos convidados pelos organizadores da parada para estarmos lá divulgando nosso trabalho e conscientizando a população”, afirmou a coordenadora do CEI/Amdah, Larissa Naira Dias da Silva.

Você sabe o que são ISTs?

As ISTs são doenças transmitidas por meio de contato sexual. Caso a pessoa esteja infetada, é importante fazer o diagnóstico e o tratamento da doença o quanto antes para evitar complicações graves que podem levar a óbito.

O CEI/Amdah é a unidade de referência em Hortolândia para acompanhamento e tratamento de pacientes com ISTs e hepatites virais. O órgão fica na avenida Thereza Ana Cecon Breda, 1.115, na Vila São Pedro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

O CEI/Amdah disponibiliza, gratuitamente, testes rápidos para a detecção de ISTs e hepatites virais. A aplicação de testes rápidos é feita das 8h às 15h. Não é necessário agendar para fazer o teste rápido. O resultado fica pronto em 15 minutos. O teste rápido também está disponível nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Quando o resultado é positivo, já começa o tratamento e o acompanhamento imediato do paciente. O órgão também oferece as medicações PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV).

Outras informações e orientações podem ser obtidas pelos telefones do CEI, (19) 3897-3653 e (19) 3897-5034, ou via WhatApp, pelo número (19) 98440-5103, que recebe apenas mensagens de texto. O órgão também realiza palestras gratuitas sobre prevenção às ISTs e hepatites virais em entidades, escolas, associações, igrejas e empresas da cidade. Os interessados podem entrar em contato por meio dos mesmos telefones acima para agendamento da palestra.