Hortolândia anuncia chegada de três ambulâncias novas para o SAMU

Veículos começam a rodar nesta sexta-feira (02/12), reforçando a frota e liberando ambulâncias mais antigas para reserva técnica

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes anunciou, nesta sexta-feira (02/12), um importante reforço para a rede de urgência e emergência em saúde de Hortolândia. A chegada de três ambulâncias novas para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) local. Elas são de suporte avançado, isto é, UTIs móveis onde atuam médico e enfermeiro.

Segundo a Secretaria de Saúde, os veículos utilitários, do tipo Renault Master, são locados com recursos próprios da Administração Municipal, em parceria com a nova OS (Organização Social) Beneficência Hospitalar Cesário Lange (BHCL), recém-contratada como a nova gestora dos serviços de urgência e emergência realizados pelo Hospital Municipal Mário Covas, pelas três UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e pelo SAMU. Dois veículos já estão no município e o terceiro chega nesta segunda-feira (05/12).

“Com a troca da OS, a Secretaria de Saúde já fez o seu orçamento para uma renovação agora. Locamos três veículos que vão fazer a diferença na vida das pessoas, no atendimento. É muito importante para a nossa cidade, porque o Samu tem um atendimento de muita qualidade e não queremos deixar que esse serviço mude. Na verdade queremos que mude, sim, para melhor”, afirmou Zezé, ressaltando o fato de que, nos últimos quatro anos, o Governo Federal não enviou nenhuma ambulância para recompor a frota do SAMU Hortolândia.

“A frota do SAMU roda 24 horas, de maneira intensa. É óbvio que o desgaste dos veículos é incomum, por mais manutenção preventiva e corretiva que a gente faça. Sempre temos que tratar com a depreciação e a necessidade de substituição desses veículos. Como isso não aconteceu nos últimos quatro anos, temos a esperança que nesse próximo ano isso comece a se resolver, mas o serviço precisa ser feito, pois o volume das demandas aumentou, a cidade cresce e as demandas também. Esses veículos que estão chegando agora em locação vão reforçar a nossa frota e também dar condição de reserva técnica. Isso, inclusive, vai melhorar nosso tempo de resposta, com mais rapidez no atendimento. Esse é o grande ganho hoje”, explica o secretário de Saúde, Dênis André José Crupe.

De acordo com o coordenador geral do SAMU e da urgência e emergência em Hortolândia, Renato Lopes Machado, a atual frota do SAMU Hortolândia é formada por quatro veículos: uma ambulância de suporte avançado e três de suporte básico de vida (onde atuam condutor socorrista e técnico de enfermagem). “Além de cobrir as intercorrências e permitir a reserva técnica, vamos poder fazer a cobertura de eventos, como corridas e outros que reúnem muitas pessoas”, afirma o gestor.

Em média, o SAMU regional, por meio da central de regulação do serviço (número 192), sediada no município, realiza entre 150 atendimentos/dia, em Hortolândia e Sumaré. Somente em Hortolândia, são realizados 75 atendimentos/dia.