Profissionais de saúde de Hortolândia recebem capacitação sobre Suporte Básico de Vida

Formação é sobre procedimentos em situações de emergência para manter pessoa viva até chegada do SAMU

Profissionais de saúde atuam, na maioria das vezes, em situações de emergência, que é quando há risco iminente de morte para uma pessoa que sofreu mal estar súbito ou acidente grave. Nessas ocorrências, é importante realizar procedimentos para manter a pessoa viva até a chegada do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Para qualificar as equipes de saúde do município no atendimento desses casos, a Prefeitura de Hortolândia iniciou uma capacitação sobre Suporte Básico de Vida, nesta terça-feira (13/09).

A formação, realizada pela Secretaria de Saúde, aborda o Suporte Básico de Vida, que consiste em um conjunto de ações para atender emergências. “É importante que os profissionais de saúde saibam como fazer os procedimentos em situações como, por exemplo, parada cardiorrespitatória ou engasgo, nas quais não dá para esperar a chegada do SAMU”, explica o enfermeiro Renato Lopes Machado, responsável por ministrar a atividade. A capacitação, com atividades téoricas e práticas, será realizada até esta sexta-feira (16/09), no Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire. Neste ano, a Prefeitura de Hortolândia também promoveu uma capacitação sobre primeiros socorros para profissionais da rede municipal de Educação.