Combate ao Aedes aegypti prossegue em Hortolândia

Equipes da Prefeitura continuam a percorrer, nesta semana, regiões do Jd. Amanda e Jd. Nossa Senhora Auxiliadora com ação casa a casa

Em meio ao clima da Copa do Mundo, a Prefeitura de Hortolândia mantém o combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta semana, a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, continua a percorrer as regiões do Jardim Amanda e Jardim Nossa Senhora Auxiliadora com a ação casa a casa.

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, reforça a importância da população redobrar os cuidados para evitar a reprodução do mosquito. “Infelizmente, temos encontrado larvas em imóveis visitados. Por isso, reforçamos para que os moradores fiquem atentos, redobrem os cuidados e acolham as orientações feitas pelos agentes para evitar aumento acentuado de casos neste verão no município”, alerta Cardoso.

Uma importante ação que os moradores devem fazer para evitar a proliferação do Aedes aegypti é recolher materiais e recipientes que possam acumular água parada, tais como garrafas PET, pneus velhos, embalagens plásticas, entre outros.

O órgão salienta que materiais recicláveis devem ser descartados nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura. Hortolândia tem 12 PEVs. Atualmente, a Prefeitura iniciou a construção do 13º PEV no Jardim Estefânia

Já em caso de chuva, o órgão reforça para que os moradores façam a retirada da água parada que se forma com as poças. Já as pessoas que moram em casas com laje exposta sem telhado também devem verificar se houve acúmulo de água da chuva na laje e façam a retirada da mesma.

Permitir entrada dos agentes

O veterinário salienta também que as equipes têm tido dificuldade para entrar nos imóveis. “Reforçamos para que a população permita que os agentes entrem em suas casas para realizar o trabalho”, solicita Cardoso. Na ação casa a casa, os agentes fazem a busca ativa e a eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

A Vigilância Epidemiológica, tambem órgão da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas de Dengue, Chikungunya e Zika são parecidos. Dentre os principais sintomas da Dengue estão dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de Chikungunya são dores nas articulações que persistem durante dias. Os sintomas da Zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e nos olhos (neste último sem formação de pus).

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano 3.118 casos notificados de Dengue, dos quais 1.093 positivos e um óbito. Já de Chikungunya, são oito casos notificados, sendo quatro positivos (dois autóctones e dois importados). Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.