Crianças da rede municipal de ensino de Hortolândia assistem à peça sobre a diversidade racial

Apresentações aconteceram, nesta sexta-feira (25/11), na Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Auxiliadora

Cerca de 900 crianças que estudam na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, tiveram, nesta sexta-feira (25/11), uma aula diferente sobre diversidade racial, utilizando a linguagem teatral. Os atores contadores Amauri Gonçalves de Oliveira e Roberto Luís Isler, da Cia de Teatro Xekmat, interpretaram a história “Menina bonita de laço de fita”, baseada no livro homônimo, um clássico nas escolas brasileiras.

A obra, escrita por Ana Maria Machado e ilustrada por Claudius, conta a história de uma linda garotinha negra, admirada por um coelho branco, que deseja, algum dia, ter uma filha tão pretinha quanto a menina. Em busca de descobrir o segredo da cor da garota, o coelho faz de tudo, mas continua branco.

A contação empolgou a plateia e fez as crianças pensarem sobre o tema, de grande importância num país miscigenado como o Brasil. “Não tem como mudar minha cor, eu sou branca. Cada um nasce com sua família. Eu acho muito chato pessoas que fazem racismo, porque cada um nasce com a sua pele. Nascer com a pele diferente não significa que você é melhor ou pior”, analisou a estudante do 4º ano, Rebeca Rodrigues Duarte, de 10 anos de idade.

A atividade faz parte da programação da III Mostra Cultural da escola