Hortolândia receberá trem iluminado em celebração ao Natal

Composição passará no Centro de Memória no dia 16 de dezembro

Quer sentir a emoção da chegada do Natal? Então, anote na agenda. Hortolândia receberá a ação “Expresso Rumo ao Natal”. Um trem iluminado passará no município no dia 16 de dezembro. A ação será realizada pela empresa de transporte ferroviário Rumo.

A população poderá acompanhar a passagem do trem no Centro de Memória Professor Leovigildo Duarte Junior, órgão da Prefeitura de Hortolândia, que fica ao lado da via férrea. O centro está localizado na rua Rosa Maestrello, 2, Vila São Francisco. O espaço ocupa o prédio da antiga estação ferroviária Jacuba, que foi restaurado pela Prefeitura e inaugurado em 2014. O espaço guarda parte importante da história da cidade, com um acervo de objetos, fotos e materiais antigos.

De acordo com o Centro de Memória, a partida do trem está programada para as 19h, de Americana. O horário previsto da passagem da composição no centro é às 20h. O centro estará aberto a partir das 18h30 e fechará após a passagem do trem iluminado. Por motivo de segurança, o centro orienta para as pessoas que queiram tirar fotos ou fazer vídeos da passagem do trem para que permaneçam na área externa cercada com grade.

O público também poderá acompanhar a passagem do trem por meio da câmera de monitoramento instalada no centro. As imagens da câmera são exibidas em tempo real no canal no YouTube do grupo Railcam Brasil. O equipamento foi inaugurado no evento “Café Com Viola”, realizado, em maio deste ano, pela Prefeitura em comemoração ao 31º aniversário de emancipação política de Hortolândia.

Enquanto aguarda a passagem do trem, o público poderá visitar o centro e conferir a exposição “Chiquinho: trajetória e legado do mestre do mundo”, em homenagem a Mestre Chiquinho, morador ilustre da cidade. A exposição, inaugurada em dezembro de 2021, reúne cerca de 100 objetos, dentre fotos, vestimentas, fantasias e outros itens, que fazem parte dos acervos pessoal de Mestre Chiquinho e do próprio centro. Um dos itens de destaque é uma foto antiga do avô de Mestre Chiquinho, que de acordo com ele, tem mais de 100 anos. “É a foto mais antiga da exposição”, conta o homenageado.