Prefeitura de Hortolândia promove 2a ação de atualização do Cadastro Único em condomínios populares

A pedido do Governo Federal, ação que aconteceria nos condomínios Novo Estrela I, II e III, neste sábado (15/10), será no dia 22 deste mês

A Prefeitura de Hortolândia realizará, no sábado (22/10), a segunda de uma série de ações em condomínios populares do município. O objetivo da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social é atualizar os dados dos moradores inscritos no Cadastro Único (CadÚn) do Governo Federal. Inicialmente prevista para acontecer neste sábado (15/10), a ação foi adiada em uma semana, a pedido do Governo Federal, uma vez que o sistema estará fora do ar durante o final de semana. A primeira ação aconteceu no último dia oito deste mês e recadastrou 50 moradores dos Condomínios Bromélias I e II, no Jd. Amanda.

No dia da ação, a equipe de entrevistadores sociais permanecerá no local das 8h às 12h, atendendo aos interessados e esclarecendo dúvidas. Atualmente, Hortolândia tem 29.698 famílias e 70.456 pessoas inscritas no Cadastro Único, do Governo Federal. Os dados são de outubro de 2022.

De acordo com o calendário da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, estão previstas outras ações, nos dias 5, 19 e 26 de novembro e 10 e 17 de dezembro. Caso o interessado não more em condomínio popular, não tem problema. A Prefeitura tem outra boa notícia para a comunidade. Munícipes que precisem atualizar o CadÚnico também podem procurar, nos dias úteis, em horário comercial, os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) nos territórios ou o Espaço Incluir, central de serviços socioassistenciais prestados pela Secretaria, localizada na Rua Líbero Badaró, 394, no Jardim Santa Rita de Cássia.

Saiba mais sobre o Cadastro Único:

O Cadastro Único é um sistema que consiste num conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza extrema, pobreza e miséria, que são utilizadas pelo Governo Federal, pelo Estado e pelo município para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas pessoas.

Podem se inscrever no Cadastro Único brasileiro famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias com renda mensal maior de meio salário mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Confira os documentos necessários para fazer a atualização cadastral:

• comprovante de endereço atualizado em nome de alguém que more na casa (p. ex. Conta de água e luz) – OPÇÕES: caso não tenha, trazer conta de água ou luz junto do contrato de aluguel, declaração do dono/líder do bairro se for área de invasão ou conta de banco/cartão RECENTE no mesmo endereço da conta de água/luz.

• Para maiores de 18 anos: RG, CPF, carteira profissional, título de eleitor e certidão de nascimento/casamento. Caso trabalhe registrado trazer também os 3 últimos holerites.

• Das crianças/adolescentes até 17 anos: certidão de nascimento, RG, CPF e declaração escolar (caso esteja estudando)

• CPF de todos se for cadastro no BPC ou LOAS

• No caso de exclusão por falecimento, trazer certidão de óbito e, por separação, trazer averbação ou declaração negativa de União Estável ou de Separação de Corpos.