Espaço Incluir começa a funcionar em Hortolândia

Central de serviços sociais prestados pela Prefeitura reúne Cadastro Único, Programa Criança Feliz, Casa dos Conselhos e Casa do 3° Setor

Hortolândia dispõe, a partir desta terça-feira (26/04), de uma central de serviços socioassistenciais prestados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. É o Espaço Incluir, que reúne, num mesmo endereço, os programas Cadastro Único e Criança Feliz, do Governo Federal; a Casa do 3° Setor e a Casa dos Conselhos (veja abaixo). O Espaço funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Líbero Badaró, 394, no Jardim Santa Rita de Cássia. O telefone para contato é (19) 3809-0004.

De acordo com o diretor de Inclusão Social, Jesus José Ribeiro da Costa, o objetivo é disponibilizar às famílias de baixa renda facilidade de acesso a serviços, programas e benefícios sociais da Política de Assistência Social. A medida beneficia diretamente cerca de 24 mil famílias, permitindo o atendimento de mil famílias por mês.

"Este novo espaço conta com diversas salas que vão oferecer atendimento para quem busca orientações sobre o Cadastro Único, o Programa Criança Feliz e informações sobre os demais serviços de assistência social da cidade. Além disso, aqui vai ficar a Casa dos Conselhos, onde os membros dos conselhos municipais poderão realizar reuniões e discutir a melhoria dos serviços e políticas públicas de Hortolândia. Com toda esta estrutura, as pessoas e famílias que estão vulneráveis ou passando por dificuldades podem ter um acesso mais fácil e eficiente às ações de assistência social que a Prefeitura tem para oferecer. Esta é mais uma melhoria que vai concretizando nosso projeto de uma Hortolândia que cuida das pessoas e se prepara para os próximos trinta anos com crescimento e desenvolvimento inclusivo e sustentável", afirma o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

“O Espaço incluir tem como objetivo acolher a população em situação de vulnerabilidade. Através do cadastro único, a Secretaria de Inclusão poderá formular suas políticas públicas. A presença dos conselhos constitui uma representatividade importante e efetiva da sociedade civil na fiscalização e monitoramento das políticas públicas”, ressalta o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Confira a lista de serviços socioasssistenciais pretados no Espaço Incluir:

• Cadastro Único - promove o cadastramento e a atualização cadastral das famílias de baixa renda. Esse sistema consiste num conjunto de informações sobre as famílias em situação de pobreza extrema, pobreza e miséria, que são utilizadas pelo Governo Federal, pelo Estado e pelo município para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas pessoas.

• Programa Criança Feliz – voltado a famílias com crianças entre zero e seis anos para que ofereçam a seus pequenos ferramentas para promover o desenvolvimento integral. Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Cadastro Único, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

• Casa dos Conselhos – reúne dois conselhos: o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o CMASH (Conselho Municipal de Assistência Social de Hortolândia). Os colegiados são responsáveis por fiscalizar e monitorar as entidades socioassistenciais. Além disso, cabe ao CMDCA utilizar os recursos destinados ao Fumcria (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e ao funcionamento do Conselho Tutelar, zelando pelo bem-estar da criança e do adolescente do município.

• Casa do 3° Setor – presta apoio à rede indireta, que reúne OSCs (Organizações da Sociedade Civil), a fim de fomentar o fortalecimento e aprimoramento dos serviços prestados à população.