População pode doar garrafas PET para confecção de enfeites do evento “Natal Sustentável”

Doações podem ser feitas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang

Que tal ajudar a manter a cidade limpa, preservar o meio ambiente e embelezar a cidade? Você pode fazer tudo isso com a simples doação de garrafas PET. A Prefeitura de Hortolândia inicia a campanha de arrecadação desses materiais. Quem quiser fazer sua parte, pode levar as garrafas até o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima. As doações podem ser feitas no local de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável solicita para que as pessoas levem o material já higienizado e, preferencialmente, garrafas de 1,5 litros e/ou de 2 litros. Ainda de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a expectativa é receber em torno de 5.000 unidades.

As garrafas serão utilizadas na confecção de enfeites e da decoração (foto) para o tradicional evento “Natal Sustentável”, que acontece no parque. Os itens decorativos serão feitos por servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Com a arrecadação das garrafas PET, a Prefeitura de Hortolândia estimular a população a ter práticas e ações sustentáveis com o reparoveitamento de materiais recicláveis.

Uma parte dos materiais recebidos será destinada para a cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. A cooperativa realiza coleta, triagem e venda de materiais recicláveis. O valor obtido com a venda gera renda para as cerca de 20 pessoas de baixa renda que trabalham na cooperativa.

Município VerdeAzul

Além do reaproveitamento de materiais recicláveis, a Prefeitura de Hortolândia tem implementado várias ações ambientais para tornar o município cada vez mais sustentável e inteligente. Com a realização dessas políticas públicas, Hortolândia foi um dos municípios premiados pelo programa estadual “Município VerdeAzul”, em agosto deste ano. O município subiu 80 posições, e com isso ficou no 43º lugar do ranking do programa, por ações ambientais referentes ao ano de 2021.