População deve evitar acúmulo de água parada para combater reprodução do Aedes aegypti

Nesta semana, equipes da Prefeitura fazem busca ativa e eliminação de criadouros do mosquito nas regiões do Jd. Amanda e Jd. Rosolém

As chuvas têm papel fundamental para o meio ambiente, o abastecimento de água das cidades e até para a saúde. Elas regulam o nível da umidade do ar, evitando que o tempo fique muito seco, fator que pode causar problemas respiratórios. Mas as chuvas também podem provocar problemas. Um deles é o acúmulo de água parada, condição favorável para a fêmea do Aedes aegypti depositar ovos que darão origem a mais mosquitos. Por esse motivo, a Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para que os moradores fiquem atentos e, após a ocorrência de chuva, façam a retirada da água parada. A Prefeitura continua a fazer a parte dela no combate ao inseto com a ação casa a casa em diferentes regiões do município. Nesta semana, a UVZ (Unidade Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, percorre as regiões do Jardim Amanda e Jardim Rosolém. A ação é feita onde foram notificados casos positivos de Dengue.

Os agentes do órgão visitam os imóveis para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do Aedes aegypti. O objetivo é eliminar o mosquito ainda na fase larval. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com a UVZ, 80% dos focos de criadouros do inseto estão nas casas das pessoas.

A UVZ reforça também para que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas residências. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, salienta para a população que recolher água parada é uma medida importante no combate ao Aedes aegypti. Com essa ação simples, os moradores ajudam a evitar o aumento acentuado de casos dessas doenças ao longo deste período primavera/verão. “É importante que a população redobre os cuidados no combate ao Aedes aegypti e recolha água parada após chover. O período primavera/verão marca o início do aumento de chuvas. Apesar das temperaturas ainda estarem baixas, o mosquito já aumenta sua atividade nos horários mais quentes do dia”, alerta o veterinário.

Descarte correto

Além de recolher a água parada após a chuva, o veterinário reforça para as pessoas que moram em imóveis com laje exposta sem telhado para que também verifiquem se houve acúmulo de água da chuva na laje e façam a retirada das poças.

Outra ação simples que a população deve adotar para evitar a proliferação do mosquito é recolher das áreas externas da casa recipientes, garrafas PET e embalagens plásticas que possam acumular água de chuva.

O órgão salienta ainda que esses materiais devem ser descartados de maneira correta nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura que ficam em diferentes regiões da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 12 PEVs.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão também da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 2.873 casos notificados de Dengue, dos quais 1.056 positivos e um óbito. Já de Chikungunya são sete casos notificados, dos quais três positivos (um caso autóctone e dois casos importados). Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika e nenhum óbito de Zika ou Chikungunya.