Prefeitura já confecciona kits de uniformes escolares para 2023

São produzidas ao todo 130 mil peças de roupas, que serão entregues aos estudantes da rede municipal de Hortolândia no início do ano letivo

Em Hortolândia, a confecção dos uniformes escolares para 2023 está a todo vapor. Ao todo, são produzidas pela Prefeitura 130 mil peças de roupas, 78 mil para os kits de verão e 52 mil para os de inverno, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pelo CQP I “Costura & Moda”(Centro de Qualificação Profissional), espaço onde acontece o Curso de “Costura Industrial”, no âmbito do qual os itens são feitos.

Para os kits de verão são confeccionadas 52 mil camisetas e 26 mil bermudas; já para os de inverno, são 26 mil calças e 26 mil jaquetas. Os primeiros serão entregues aos estudantes em fevereiro, no início do ano letivo. A previsão é que os segundos sejam distribuídos entre março e abril. A entrega de kits de uniformes escolares beneficia diretamente cerca de 26 mil estudantes municipais, matriculados desde a Educação Infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

As peças são produzidas por 44 bolsistas, 41 mulheres e três homens. Do total de participantes, 35 são aprendizes de costura e cinco compõem a equipe de apoio. Os aprendizes participam do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo, e recebem R$710,00 e cesta básica, para a aprendizagem profissional diária de quatro horas.

A Prefeitura investe cerca de R$ 6 milhões, entre pagamento de bolsas aos aprendizes e a aquisição de tecidos e aviamentos, de acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

“A confecção dos uniformes se insere dentro de uma política pública transformadora que transfere renda aos aprendizes do curso de Costura Industrial e fundamenta a valorização do bem-estar do estudante na escola ao propiciar confronto, identidade e segurança”, ressalta o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.