Coletivo de mulheres recebe capacitação para começar a empreender na área da moda

Capacitação é promovida pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Instituto Federal de São Paulo

Um grupo de 16 mulheres, moradoras de Hortolândia, participa de capacitação sobre empreendedorismo na área da costura e modelagem. O curso é realizado pela Prefeitura, em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo). O objetivo é preparar as participantes para serem empreendedoras da costura em cooperativa ou associação a ser incubada pela IMES (Incubadora Municipal de Economia Solidária), vinculada à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

As aprendizes tiveram aulas de empreendedorismo com profissionais do Instituto Federal, coordenados pelo Professor Hélio da Silva Ordonio e dirigidos pela Profª Caroline Jango, Diretora Geral do câmpus. As aulas práticas de costura e modelagem são ministradas pela professora Nelsi Rodrigues da Conceição, servidora cedida ao projeto pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, militante ativa das associações e cooperativas de costura na região de Campinas, com amplo conhecimento em técnicas de costura e modelagem. Durante a formação, as alunas contaram com Bolsa de R$ 150,00 para auxiliar na locomoção e aquisição de material de trabalho, oferecida pelo Instituto Federal, por meio do Programa Mulheres do IFSP.

Na reta final da formação, as bolsistas foram motivadas a criar um nome para o coletivo, que, em breve, será formalizado, transformando-se em Cooperativa. Haverá também outras decisões importantes a tomar, que dizem respeito ao desenvolvimento de marca, plano de viabilidade, definição de linha de produtos, modelo de gestão, entre outras coisas. O nome escolhido foi "Mulheres Fashion".

Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a formatura será no dia 21 deste mês, às 10h, no auditório do Instituto Federal, quando haverá entrega dos certificados, desfile com roupas e acessórios customizados, exposição e comercialização de produtos desenvolvidos por elas nas oficinas.