Semana de Educação “Integra Saberes” recomeça nesta segunda-feira (29/08), com novas palestras

Evento online, promovido pela Prefeitura de Hortolândia e com transmissão pelo YouTube, é aberto ao público geral

A “Semana de Educação - Integra Saberes”, evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia, recomeça nesta segunda-feira (29/08), com mais quatro palestras ao vivo, gratuitas e abertas à comunidade em, geral. Todas elas serão transmitidas pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube e disponibilizadas pela consulta, posteriormente.

O evento busca ampliar as leituras e reflexões sobre o Currículo Municipal de Hortolândia, em elaboração desde o ano passado. Profissionais da rede municipal de Educação participantes poderão solicitar a emissão de certificados durante as palestras, por meio do link disponibilizado em cada dia do evento. Os webinários acontecerão de segunda (29/08) a quinta-feira (01/09), das 19h às 20h30. Não há limites de vagas nem é necessário fazer inscrição previamente.

Nesta segunda etapa, a live de retomada será com a Profª. Drª Caroline Felipe Jango da Silva, Doutora em Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Pedagoga e atual Diretora Geral do Instituto Federal De São Paulo - Câmpus Hortolândia. Ela falará sobre "A formação de professores e a importância de uma educação antiracista".

Segundo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela organização da Semana, o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de temas que constituem o Currículo Municipal - Integra Saberes. Visa ainda colaborar com a atuação pedagógica e profissional dos servidores da Educação para a compreensão da criança como centro do processo educativo, o cotidiano da sala de aula, as relações intra e interpesssoais, o processo de ensino e aprendizagem, a vida das crianças, jovens e adultos e os saberes da comunidade, de modo a possibilitar de forma coletiva e democrática a construção de uma educação municipal de qualidade.

Confira a data e o tema de cada webinário:

29/08, segunda-feira - "A formação de professores e a importância  de uma educação antiracista" - Profª. Drª Caroline Felipe Jango da Silva, Doutora em Educação pela Unicamp, Pedagoga e atual Diretora Geral do Instituto Federal De São Paulo - Câmpus Hortolandia. Membro fundadora do NEABI IFSP. Autora do Livro "Aqui tem Racismo!". Coordenadora do Projeto AFROIF: currículo, pensamento decolonial e formação docente, apoiado pelo CEERT.

30/08, terça-feira - "O 'acolhimento' da população LGBTQIA+ no ambiente escolar'” - Prof. Dr. Ronaldo Alexandrino, Doutor e Mestre em Educação UNICAMP; Pós-doutorando em Psicologia / UFMS. Autor do livro: A suposta homossexualidade; Diretor de escola da rede de ensino de Hortolândia.

31/08, quarta-feira - "A educação como compromisso social e a relação com os saberes" - Prof. Dr. Flavio Caetano da Silva, Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Geografia pela Faculdade de Estudos Sociais de Limeira (1992), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot em conjunto com a Université Paris 13-Nord, França, sob a supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger, em 2019. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, lotado no Ded - Departamento de Educação e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Atua na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividade. Coordena o grupo de Pesquisa "Escola Outra".

01/09, quinta-feira - “A construção da afetividade nos processos de ensino e aprendizagem e na integração de saberes” - Profª. Dra. Fernanda de Lourdes de Freitas, Formada em psicologia pela PUC Campinas há 22 anos. Doutorado em Educação pela Unicamp. Já atuou como docente nos cursos de Pedagogia e Psicologia da Unip Jundiaí, PUC Campinas e Unisal Campinas. Autora do livro Identidade docente: da teoria a prática. Atualmente atua como formadora e colaboradora no Centro de Formação dos Profissionais de Educação - Paulo Freire de Hortolândia e como Psicóloga Clínica na Ello Espaço Saúde em Sumaré na abordagem psicanalítica.