Hortolândia prossegue com formações sobre Monkeypox

Equipes de saúde da UPA Nova Hortolândia receberam a formação nesta semana

Hortolândia prossegue com as capacitações das equipes de saúde para o enfrentamento ao surto da Monkeypox. Os representantes das unidades de da rede municipal que participaram da formação sobre a nova doença, ministrada na semana passada pela Prefeitura, iniciam a etapa de multiplicação de conhecimentos. As equipes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia receberam a capacitação (foto), nesta semana.

O objetivo é preparar as equipes para fazer o atendimento mais qualificado e orientar a população. Os profissionais receberam informações sobre a nova doença e instruções sobre o fluxo para fazer a coleta de amostra de pessoas com suspeita da doença e o monitoramento de pacientes positivos e de pessoas que, por ventura, tenham contato ou convívio com infectados. A multiplicação de conhecimentos continua com a capacitação das equipes do Hospital Municipal Mario Covas, na próxima semana.

Suspeita da doença

A Prefeitura de Hortolândia reforça para que a população tome cuidados para evitar a doença.

Em caso de suspeita, a Secretaria de Saúde orienta a população a procurar atendimento na UBS de referência ou mais próxima da residência. Caso seja necessário, a coleta de exame é realizada nas UPAs e no Hospital Municipal. Aina de acordo com a Secretaria de Saúde, os casos mais graves serão encaminhados para o Hospital Estadual de Sumaré. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município tem sete casos notificados da nova doença, dos quais seis negativos e um positivo, sendo que o paciente já se recuperou, após ter cumprido o isolamento domiciliar.