Equipes de saúde do município recebem capacitação sobre Varíola dos Macacos

Prefeitura ministrou capacitações nesta segunda-feira (15/08) e na semana passada

Hortolândia está atenta para enfrentar o surto de Varíola dos Macacos. A Prefeitura promoveu uma formação sobre a nova doença para as equipes de saúde da rede municipal. O objetivo é capacitar as equipes para que estejam aptas a fazer atendimento qualificado e orientar a população. A atividade foi realizada na UBS (Unidade Básica de saúde) Santa Esmeralda, nesta segunda-feira (15/08). Participaram da formação cerca de 40 profissionais das UBSs, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), do Hospital Municipal Mario Covas e do hospital particular existente na cidade.

A atividade foi ministrada pela Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica e CEI (Centro Especializado em Infectologia), órgãos da Secretaria de Saúde. Os profissionais receberam informações sobre a doença e instruções sobre o fluxo para fazer a coleta de amostra de pessoas com suspeita da doença e o monitoramento dos pacientes positivos e de pessoas que, por ventura, tenham contato ou convívio com pacientes infectados. Também na capacitação a Prefeitura concluiu a entrega dos kits de exames de coleta. Na semana passada, a Prefeitura já havia realizado uma capacitação.

A Prefeitura de Hortolândia reforça para que a população tome cuidados para evitar a doença.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município tem sete casos notificados de Monkeypox, dos quais seis negativos e um positivo. O paciente do primeiro caso confirmado do município já se recuperou.