Profissionais de educação de Hortolândia participam de formação continuada sobre enfrentamento às violências

Prefeitura busca capacitar e fortalecer rede de apoio e proteção às crianças e adolescentes em Hortolândia

Mais de 300 profissionais da educação participaram, nesta segunda-feira (25/07), de formação sobre proteção a crianças e adolescentes de Hortolândia, com foco no enfrentamento às violências contra o público infantojuvenil. O curso foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamantal) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

Ministrada pela psicóloga da Secretaria, Ana Denadai, a formação foi voltada a 200 merendeiras, no período da manhã, e 130 servidores de Apoio Escolar e auxiliares, no período da tarde. A ação beneficia diretamente os cerca de 26 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Está sendo importante falar com esse público, pois ele compõe as equipes escolares. São profissionais que estão nas escolas, um lugar estratégico de proteção às crianças. É importante que, desde o gestor até a merendeira, saibam sobre o tema, saibam reconhecer os tipos de violência e a forma como acolher a criança que fizer alguma revelação espontânea de que está sofrendo algum tipo de violência ou apresentar algum sinal que eles possam minimamente reconhecer e fazer o encaminhamento interno, que é levar a situação, o relato, para a gestão para que esta faça a notificação ao Conselho Tutelar”, esclarece a formadora Ana Denadai.

A merendeira Edivanete da Silva, que trabalha na Emei Jd. Amanda III (Caiquinho), gostou de participar da formação. “É importante. Muitas coisas que falaram a gente não sabia e é bom saber, porque se a gente vê alguma coisa errada já tem o que falar. Eu gostei”, afirma a cozinheira.

“É extremamente importante a gente poder envolver todos os atores que tem contato com as crianças, para poder fortalecer a rede de proteção, principalmente nessa situação do enfrentamento das violências. Então essa formação é extremamente rica e importante nesse sentido”, ressalta Alessandra Sarto, diretora do Departamento de Segurança Alimentar, responsável pela merenda escolar servida nas unidades da Prefeitura.

Hortolândia reforça combate às violências

Hortolândia criou em setembro de 2021, por meio do Decreto Municipal nº 4866/2021, de 14/09/2021, o “Plano Municipal de Enfrentamento das Violências contra crianças e adolescentes” e outros dois documentos complementares: o “Diagnóstico Social da Infância e Juventude da Cidade de Hortolândia” e o “Fluxo Intersetorial de Atendimento às violências contra crianças e adolescentes”.

A realização desta formação, voltada a profissionais da educação, integra um conjunto de ações realizadas pela Administração Municipal para o enfrentamento da violência infantojuvenil no município. Uma delas é o curso voltado a integrantes da rede de proteção, em andamento desde 2021, de “Escuta Especializada - Formação de Multiplicadores”, que busca capacitar o funcionalismo municipal para que possa atender, de maneira apropriada, casos de violência sexual infantojuvenil (física, psicológica, sexual, institucional e negligência), registrados na cidade.