Hortolândia inicia vacinação diária contra COVID-19 na UBS Pq. do Horto, nesta segunda-feira (18/07)

Imunização será realizada das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira

Para incentivar quem está com alguma dose atrasada contra a COVID-19, a Prefeitura de Hortolândia inicia a vacinação diária contra a doença (1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses) na UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque do Horto, nesta segunda-feira (18/07). A imunização será das 8h às 12h. A UBS fica na avenida José Augusto de Araújo, 95. Para receber o imunizante contra a COVID-19, é necessário levar o comprovante da vacinação da dose anterior. A unidade também fará imunização contra Influenza e de rotina do calendário vacinal. A Prefeitura reforça a orientação que é obrigatório o uso de máscara, inclusive de pessoas acompanhantes, dentro da UBS durante a vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação, em caráter de teste, visa aumentar a adesão dos moradores e, principalmente, ampliar a cobertura vacinal das pessoas que estão faltantes com alguma dose. Caso a ação tenha resultado positivo, a vacinação diária será também realizada em outras 10 UBSs de portes de intermediário e grande da cidade.

Em paralelo, a vacinação nas demais UBSs, em cada dia da semana, continua a ser feita normamente, no horario das 8h às 15h30.

A Secretaria de Saúde reforça ainda a informação que pessoas com até 39 anos imunizadas com a vacina da Janssen devem receber três doses do imunizante. Já pessoas com 40 anos ou mais, devem receber quatro doses. O intervalo entre as doses é de quatro meses.

Imunossuprimidos de 18 a 39 anos vacinados com Janssen devem receber quatro doses. Já imunossuprimidos de 40 anos ou mais devem receber cinco doses. O intervalo de uma dose para outra também é de quatro meses. Em virtude das ocorrências de desencontro de informações sobre as doses adicionais da Janssen constatadas em algumas UBSs, a Secretaria de Saúde tem reforçado o trabalho de orientação junto às equipes das unidades.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até o momento, 215.442 pessoas (98% da população) já está imunizada com a 1ª dose. Já estão imunizadas com a 2ª dose 205.999 pessoas (94% da população). Já o número de pessoas vacinadas com as doses adicionais (3ª e 4ª) é de 142.494 (65% da população).