Espaço “ParCão” da Prefeitura é indicado para saúde e bem-estar dos pets caninos

O espaço será inaugurado neste sábado (16/07), às 10h, no Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), no Jd. Santa Clara do Lago

Quem tem cão sabe que é um animal encantador. Companheiro fiel, está sempre ao lado do tutor, em todos os momentos. Por isso, ele merece ser tratado com carinho. Assim como as pessoas, os pets caninos também precisam sair de casa para passear e se movimentar. Se você procura um local para brincar com seu pet, a dica é ir no ParCão, espaço de recreação exclusivo para cães que a Prefeitura de Hortolândia inaugura, neste sábado (16/07), às 10h, no Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado na rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago.

O espaço, delimitado com gradis, conta com brinquedos e obstáculos para cães, como rampas e gangorras de madeira, e tubos de concreto. Conforme as ações de sustentabilidade implementadas na cidade, os brinquedos foram confeccionados com materiais reaproveitáveis, tais como pallets e restos de madeira recolhidos nos serviços de poda e corte de árvores executados pela Prefeitura. O espaço terá ainda um local com areia onde os animais poderão fazer as fezes, que deverão ser recolhidas pelos tutores.

De acordo com Milena Martineli Watanuki Lima, veterinária do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a prática de atividades físicas também faz bem para a saúde dos cães.

“Cães precisam passear, sair do ambiente doméstico, principalmente se vivem em espaços pequenos, como apartamentos. Eles ficam entediados. Precisam gastar as energias. A prática de atividades físicas são benéficas para a saúde deles e evitam problemas, como obesidade”, salienta Milena.

Milena explica que os cães também precisam socializar. “Eles gostam de ir a outros ambientes e sentir cheiros diferentes. Afinal, têm o olfato mais desenvolvido do que os humanos. Eles precisam interagir com outros cães e pessoas. Isso ajuda na sociabilização deles. Com isso, eles ficam mais felizes e evitam sofrer de problemas de stress”, destaca a veterinária.

Cuidados e regras

Mas antes de ir com seu pet até o ParCão, o tutor precisa tomar cuidados e seguir algumas regras. A entrada no espaço será permitida somente para animais saudáveis. Por isso, a veterinária reforça para que os tutores verifiquem se seus cães estão com as vacinas atualizadas.

Outro cuidado de saúde que os tutores devem estar atentos é verificar se seus pets já estão vermifugados. A veterinária salienta que os cães podem transmitir vermes por meio das fezes para outros cães e humanos. Por esse motivo, a veterinária Milena Lima reforça a regra para que os tutores levem saquinhos plásticos para recolher as fezes de seus cães durante a permanência no espaço.

É importante ainda que os tutores tenham cuidados de higiene do pet e verifiquem se há presença de pulgas ou carrapatos no pelo do animal para evitar infestação desses parasitas em outros animais e pessoas.

Para que o passeio não se transforme em transtorno, a veterinária lembra que, conforme lei estadual, os tutores de cães de maior porte devem circular em locais públicos com o uso de equipamentos de segurança, tais como coleira, focinheira, guia e peitoral.

Além desses cuidados, a veterinária salienta para que os tutores sempre cuidem da saúde de seus cães. Dentre as medidas recomendadas estão levá-los para fazer check-up anual, em especial, na fase idosa, consultas de rotina e exames laboratoriais básicos.