Observatório Ambiental terá “ParCão”, espaço de recreação para cães

Prefeitura de Hortolândia inaugura  espaço, neste sábado (16/07), às 10h

Quer uma dica de lazer para curtir com as crianças e os pets no período de férias escolares do meio do ano? A Prefeitura de Hortolândia inaugura o ParCão, espaço de recreação exclusivo para cães, neste sábado (16/07), às 10h, no Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape), localizado na rua Bolívia, 290, Jardim Santa Clara do Lago. Com a criação do espaço, a Prefeitura promove o bem-estar dos animais de estimação e conscientiza os tutores sobre a importância da guarda responsável dos pets.

O espaço, delimitado com gradis, conta com brinquedos e obstáculos para cães, como rampas e gangorras de madeira, e tubos de concreto. Conforme as ações de sustentabilidade implementadas na cidade, os brinquedos foram confeccionados com materiais reaproveitáveis, tais como pallets e restos de madeira recolhidos nos serviços de poda e corte de árvores executados pela Prefeitura. O espaço terá ainda um local com areia onde os animais poderão fazer as fezes, que deverão ser recolhidas pelos tutores.

Para que todos possam desfrutar do espaço com segurança, o DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal), órgão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, lista regras e orientações para os tutores. Para evitar que aconteçam incidentes com outros animais e pessoas, o órgão orienta para que os tutores coloquem nos cães coleira, focinheira, guia e outros acessórios de segurança, principalmente em animais de maior porte.

A entrada no espaço será permitida somente para animais saudáveis, com vacinação atualizada e sem parasitas. Os cães poderão permanecer no local somente com os tutores. Em caso de comportamento agressivo, o cão deverá ser retirado do local a fim de evitar acidentes com pessoas e outros animais. Não serão permitidas a alimentação dos animais no espaço e a entrada de cadelas no cio. Para colaborar com a manutenção e a limpeza do espaço, o DPBEA orienta os tutores a trazerem sacolinhas para recolher as fezes de seus pets.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, salienta a importância dos tutores fazerem passeios com os pets para garantir que os animais também tenham uma boa saúde. Nesse sentido, Eliane reforça que o espaço é ideal, principalmente, para cães que vivem em apartamentos.

“Com o desenvolvimento da cidade, observamos que os moradores utilizam os parques públicos para passear com seus pets. Com a inauguração do ‘ParCão’, o objetivo é oferecer um espaço exclusivo para cães, proporcionar bem-estar, lazer e descontração para os animais. Isso ajuda a torná-los mais felizes e saudáveis, e minimiza o stress dos animais, que, muitas vezes, é causado por conviverem em espaços confinados”, salienta a secretária.