Prefeitura promove encontros para debater currículo próprio da Educação de Hortolândia

“Ciclo de Estudos e leitura” envolverá profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até setembro de 2022

A Prefeitura promove, até setembro deste ano, o "Ciclo de estudos e leitura do Currículo Municipal" próprio de Hortolândia. Os primeiros encontros presenciais aconteceram no dia 15 deste mês e nesta quarta-feira (22/06), reunindo profissionais da Educação Infantil, e nesta terça-feira (21/06), os do Ensino Fundamental, no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais da Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.

O currículo próprio para a rede municipal de ensino, baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), está em construção, com a participação dos profissionais da área. A primeira versão, compilada por consultoria contratada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, foi apresentada à comunidade escolar em dezembro do ano passado, em cerimônia que contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. A medida beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integra a atual proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como lema "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade".

Na etapa atual de elaboração do documento, a versão compilada é disponibilizada inicialmente aos coordenadores pedagógicos e aos supervisores educacionais. Em seguida, aos diretores e assistentes de direção, para que haja leitura e discussões acerca de conteúdos e práticas, envolvendo também os professores da rede. Além disso, o tema vai ser discutido ainda durante os HTPEs (Horário de Trabalho Pedagógico na Escola) e HTPCs (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo).

Segundo o CPFP, responsável pelos encontros, o “Ciclo de estudo e leitura do Currículo Municipal” é extremamente importante para que o documento atenda todas as necessidades da educação de Hortolândia, em todos os seus níveis.

“O Currículo Municipal é o documento que traz sentidos e significados, as aprendizagens para cada etapa da Educação Básica e, neste momento de construção, para Educação Infantil e Ensino Fundamental. Em sua construção, inclui diretrizes, reflexões, orientação, concepções e práticas pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento de educação global de todas as crianças, oportunizando diferentes experiências, vivências, compreendidas por esta rede municipal e por esta Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Resulta de uma elaboração coletiva, que mobiliza todos os sujeitos do processo educativo: gestores, professores, profissionais, crianças, jovens, comunidade, famílias. Essa mobilização possibilita identidade, carrega e produz sentidos e torna seus integrantes protagonistas deste movimento. Ao implementar o Currículo Municipal, de forma efetiva, ética, estética, em cada uma de nossas unidades, é importante compreender que os pressupostos orientadores da prática pedagógica deste documento é um compromisso e comprometimento de todos no oferecimento de uma educação outra, no qual a formação e o desenvolvimento integral atendam à territorialidade local e às especificidades de nossas crianças”, reflete o supervisor educacional do Centro de Formação, Donizeti Faria.

Durante a primeira apresentação do documento, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, afirmou: “O currículo é parte fundamental da nossa estratégia de melhorar a qualidade de educação da nossa cidade. Não é um texto apenas, uma coisa cheia de páginas, que nossos supervisores estão lendo e revisando, é mais do que isso. O currículo vai legitimar os nossos saberes, todos os nossos aprenderes e tudo o que essa rede construiu ao longo desse tempo. Nosso papel aqui é contribuir e esperançar dias melhores!”.

Entenda a construção do currículo próprio em Hortolândia

Para garantir a participação de todos os profissionais da área, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura criou um espaço virtual exclusivo, destinado à construção do currículo próprio, de maneira participativa. Ele fica dentro do Espaço Educação na Rede, o “Currículo de Hortolândia”, disponível neste link. Durante meses, a ferramenta acolheu todas as contribuições de professores, educadores, coordenadores, entre outros profissionais, através do envio de documentos e participação de fóruns de discussões sobre os temas apresentados nos ciclos formativos, criando uma rede ativa e participativa para a educação no município.