Prefeitura apresenta a profissionais da área novo currículo próprio da Educação

Cerimônia, na noite desta quinta-feira (09/12), contou com apresentação do cantor Toquinho

Cerca de 300 pessoas, a maioria delas profissionais da Educação, participaram, na noite desta quinta-feira (09/12), da cerimônia oficial de apresentação pública da construção do currículo da rede municipal de Hortolândia. Aberto pelo Quinteto da Cultura, grupo vinculado ao Centro de Educação Musical da Prefeitura, o evento contou com a apresentação do cantor e compositor Toquinho, em conjunto com o violinista Diego Figueiredo, e marcou a entrega do currículo próprio da educação no município. O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, diretores de departamento e supervisores do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire” estavam entre os presentes.

Para Zezé Gomes, a educação de qualidade, promovida pela Prefeitura de Hortolândia, tem deixado marcas positivas na cidade. “Todas as pessoas com quem converso, em todas as cidades, falam do diferencial da nossa. Eu não sou professor. O que eu posso fazer de diferente para a nossa cidade, agora assumindo o governo deixado pelo nosso saudoso Angelo Perugini [que era professor]? Vamos fazer uma educação de qualidade e valorizar os nossos professores e educadores, tudo o que temos de bom na educação da nossa cidade. Aí foi formatada a questão do currículo. Talvez vocês não tenham o conhecimento do que representam para a nossa cidade e para o nosso povo. Nós, do grupo gestor, vamos valorizar os nossos professores, educadores e todos aqueles que formam os nossos filhos. Perugini era um ícone da política e, como ser humano, deixou aqui a sua marca, fez tantas coisas nessa cidade que, para cada lugar que você olha, tem a marca do Perugini. Eu quero fazer e deixar a minha marca aqui de um prefeito que respeitou todo o servidor, que respeitou todos os moradores dessa cidade, deu o seu máximo, o seu melhor para fazer o que as pessoas precisam. E para fazer o meu melhor, eu preciso de vocês. É em vocês que eu vou confiar e acreditar para fazer uma cidade diferente, que faça valer o nome que tem da tecnologia e a marca de cidade inteligente e sustentável. Tudo isso vem pelas mãos de vocês”, ressaltou o prefeito Zezé Gomes.

Currículo próprio

A apresentação pública da versão inicial do currículo próprio foi feita pelo supervisor educacional Donizeti Chagas de Faria. Para ele, mais que um documento norteador da educação pública municipal, o novo currículo é um desafio permanente.“O convite que o currículo nos faz é olhar para a rede municipal, para as nossas práticas, a nossa relação com os nossos alunos, a nossa comunidade escolar e construir uma política educacional de orientação que qualifique os processos de ensinar e aprender de uma rede grande como a nossa. Na educação Infantil, o princípio que rege a produção curricular é a concepção de crianças como sujeitos de diretos de aprendizagem. Não dá mais para pensar infância da forma que a gente concebia, crianças tiveram seus direitos negados ou foram vistas como nunca capazes de aprender. Nós somos protagonistas, mas sem as crianças não temos condição de dizer que fazemos educação”, enfatizou Faria.

A criação do currículo próprio para a rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão, "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade", e beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Para garantir a participação de todos os profissionais da área na construção do currículo próprio, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura criou um espaço virtual exclusivo, destinado à construção do documento, de maneira participativa. Ele fica dentro do Portal Educação na Rede, o “Currículo de Hortolândia”, disponível neste link: https://portaleducacao.hortolandia.sp.gov.br/index.php/curriculo-hortolandia. Durante meses, a ferramenta acolheu todas as contribuições de professores, educadores, coordenadores, entre outros profissionais, através do envio de documentos e participação de fóruns de discussões sobre os temas apresentados nos ciclos formativos, criando uma rede ativa e participativa para a educação no município.

“O currículo é parte fundamental da nossa estratégia de melhorar a qualidade de educação da nossa cidade. Não é um texto apenas, uma coisa cheia de páginas, que nossos supervisores estão lendo e revisando, é mais do que isso. O currículo vai legitimar os nossos saberes, todos os nossos aprenderes e tudo o que essa rede construiu ao longo desse tempo. Nosso papel aqui é contribuir e esperançar dias melhores!”, afirmou o secretário Fernando Moraes.