Hortolândia imuniza mais de 600 pessoas no “Arraiá da vacina”

Prefeitura reforça orientação que campanhas de vacinação contra Influenza e Sarampo vão até o dia 24 deste mês nas UBSs

O frio não espantou o público que compareceu em grande número para se imunizar no “Arraiá da vacina”, promovido pela Prefeitura de Hortolândia, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Dom Bruno Gamberini, no domingo (12/06). A ação aplicou um total de 638 doses, das quais 468 contra COVID-19, 150 contra Influenza e 20 contra Sarampo.

Quem não conseguiu ir ao evento, pode garantir sua imunização contra Influenza e Sarampo durante a semana nas UBSs. A Secretaria de Saúde reforça para a população que as campanhas de vacinação contra as duas doenças vão até o dia 24 deste mês. A vacinação é feita das 8h às 15h30, inclusive nas UBSs onde é feita imunização contra COVID-19.

Influenza

A vacinação contra Influenza é feita para os seguintes públicos-alvos: caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade, profissionais das redes pública e particular de Educação, pessoas com comorbidades e deficiência a partir de 5 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos de 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de Saúde. A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas devem tomar a vacina contra a Influenza uma vez por ano. A meta é vacinar 90% dos públicos-alvos.

Pessoas com comorbidades devem apresentar atestado, relatório médico ou receituário para comprovar que têm as referidas doenças (confira no anexo abaixo a lista das comorbidades abrangidas pela campanha). Já pessoas com deficiência também devem apresentar algum atestado que comprove a deficiência, com exceção dos deficientes físicos.

Gestantes devem levar a carteira de pré-natal. Puérperas devem apresentar relatório de alta ou Certidão de Nascimento do bebê. Podem recebem a vacina puérperas com até 45 dias após o parto. Profissionais de Educação e de Saúde deverão apresentar algum documento que comprove sua atução nas áreas.

Sarampo

Já a vacinação contra Sarampo é para crianças de seis meses a menos de cinco anos e profissionais das redes pública e particular de saúde. A meta é imunizar 95% dos dois públicos-alvos.

A Secretaria de Saúde orienta para que as famílias verifiquem a carteirinha de vacinação de suas crianças. Caso elas tenham recebido a última dose da vacina contra o Sarampo há 30 dias ou mais, elas poderão ser vacinadas no domingo. Já os trabalhadores da saúde que não tiverem comprovação da vacinação contra o Sarampo deverão receber 2 doses, com intervalo de 30 dias entre a 1ª e 2ª dose.

COVID-19

Para a vacinação contra a COVID-19, a Secretaria de Saúde salienta que as pessoas devem apresentar o comprovante de vacinação e CPF (Cadastro de Pessoa Física). A vacinação acontece das 8h às 15h30 em diferentes UBSs em cada dia da semana.

Vale lembrar também que pessoas com 50 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de saúde já podem receber a 4ª dose, conforme determinação do governo estadual.