Prefeitura de Hortolândia oferece a bolsistas de projetos públicos capacitação para o mundo do trabalho

Formação gratuita, com ênfase na proatividade e protagonismo profissional, aconteceu na manhã desta terça-feira (07/06), no auditório do Centro de Formação “Paulo Freire”

Moradores de Hortolândia, cadastrados em dois projetos públicos vinculados à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, participaram, na manhã desta terça-feira (07/06), da “Capacitação para o mundo do trabalho com ênfase na proatividade e no protagonismo profissional”. A formação, realizada no auditório do Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro, foi ministrada pela assistente social, quadro técnico da pasta, Michelle Costa Corrêa Leite.

A capacitação reuniu bolsistas do Programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado, e também inscritos no Projeto “Empregabilidade Assistida De Mãos Dadas”. A secretária adjunta de Inclusão Social, Roberta Moraes Diniz, e o Diretor do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, Amarantino Jesus de Oliveira (Tino Sampaio), participaram da abertura do evento.

“Esse momento de formação para bolsistas do Programa Bolsa Trabalho, juntamente com os inscritos no Projeto Empregabilidade Assistida, oferece uma oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho, para que estas pessoas sejam protagonistas de sua própria história. É uma garantia de uma melhor qualificação para se apresentar em uma entrevista, na distribuição de currículos, para sejam emancipadoras de sua própria história”, afirma Roberta Diniz.

Saiba mais sobre os projetos

O projeto “De Mãos Dadas” busca auxiliar, na esfera do emprego e da geração de renda, pessoas desempregadas por longo tempo, sem renda e atendidas pelo Paif (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) em unidades vinculadas ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo, os CCSs (Centros de Convivência Social) Brasil e Rosolém. O objetivo é ajudá-las a se reinserir profissionalmente. O Projeto de Empregabilidade Assistida tem como base a metodologia do emprego apoiado, existente há mais de 30 anos nos Estados Unidos e em países da Europa. Sua principal característica é que toda pessoa em situação de vulnerabilidade e risco social é capaz de entrar no mercado de trabalho, desde que exista acessibilidade e o apoio necessário. Isso significa que cada pessoa assistida pela metodologia seja incluída de maneira atitudinal, ou seja, sem barreiras e estigmas, com acompanhamento assistido, para que suas habilidades e potencialidades sejam reconhecidas individualmente.

Já o Programa Bolsa Trabalho, vinculado ao Bolsa do Povo, é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Prefeitura de Hortolândia. A iniciativa oferece aos selecionados bolsa auxílio no valor de R$ 540,00 para desempregados. Para participar do programa, e necessário fazer inscrição no site Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br). O prazo de inscrição vai até o dia 17 deste mês. O programa também oferecerá vagas de emprego temporárias em órgãos públicos do município, com jornada de trabalho de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o município oferecerá 150 vagas de emprego em Secretarias Municipais e órgãos públicos da cidade.