Prefeitura de Hortolândia cria programa “De Mãos Dadas” de empregabilidade assistida

Projeto-piloto voltado para pessoas em vulnerabilidade social começa a funcionar na região do Jd. Novo Ângulo

A fim de auxiliar moradores de Hortolândia em vulnerabilidade social, desempregados por longo tempo, sem renda para se reinserir profissionalmente, a Prefeitura realiza, a partir de agora, um projeto-piloto, na região do Jd. Novo Ângulo, que servirá de base para a implantação do Programa de Empregabilidade Assistida “De Mãos Dadas”. A iniciativa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social é monitorada pelo recém-criado Núcleo de Empregabilidade Assistida, vinculado ao Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária. O Núcleo tem como principal objetivo mobilizar, acolher, capacitar, orientar, encaminhar e acompanhar pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para oportunidades de emprego, inclusão produtiva e geração de renda, com uma interface com o mundo do trabalho.

O projeto-piloto atenderá 20 pessoas já vinculadas ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Novo Ângulo e aos CCSs (Centros de Convivência Social) Brasil e Rosolém, que fazem parte de núcleos familiares acompanhados pelas equipes técnicas da região. Técnicos destas unidades já selecionaram os participantes.

O processo de implantação do piloto prevê três etapas: perfil vocacional, desenvolvimento do emprego e acompanhamento pós-colocação. O resultado sairá em 90 dias e, a partir dos dados recolhidos, será criada a proposta de Projeto de Lei, a ser encaminhada pelo prefeito José Nazareno Gomes à Câmara Municipal, criando o programa oficialmente.

Uma vez aprovado, o “De Mãos Dadas” oferecerá aos participantes bolsa incentivo de R$ 200 pelo período de até quatro meses. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, a bolsa incentivo é de grande importância para os participantes, considerando-se o perfil de desempregados por longo tempo, sem renda para gastos eventuais de reinserção profissional, tais como transporte, apresentação pessoal, estabilidade emocional, autoestima e capacitação.

“É fundamental que a gente reconheça que não há igualdade de condições entre uma pessoa desempregada, que integra uma família estruturada, e uma família que está em situação de vulnerabilidade e risco social. Com o Programa, vamos oferecer o mínimo de recurso que ela precisa para se aproximar de uma condição de igualdade na concorrência por uma vaga”, afirma o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Sobre Empregabilidade Assistida:

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o Projeto de Empregabilidade Assistida tem como base a metodologia do emprego apoiado, existente há mais de 30 anos nos Estados Unidos e em países da Europa. Sua principal característica é que toda pessoa em situação de vulnerabilidade e risco social é capaz de entrar no mercado de trabalho, desde que exista acessibilidade e o apoio necessário. Isso significa que cada pessoa assistida pela metodologia seja incluída de maneira atitudinal, ou seja, sem barreiras e estigmas, com acompanhamento assistido, para que suas habilidades e potencialidades sejam reconhecidas individualmente.