Uso de máscara continua obrigatório dentro das unidades de saúde de Hortolândia

Proteção deve ser utilizada por pacientes e acompanhantes em todos os atendimentos, agendamentos, consultas, realização de exames, retirada de medicamentos e vacinação

A vacinação contra a COVID-19 tem ajudado na estabilização do número de casos positivos e óbitos no município, e possibilitou a flexibilização do uso de máscaras em todos ambientes. Porém, a Prefeitura de Hortolândia reforça para a população que o uso da proteção facial continua obrigatório dentro das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)-24h, Hospital Municipal Mario Covas e em todas as demais unidades de saúde e, também, dentro do transporte público coletivo. A Prefeitura lembra que a obrigatoriedade está determinada no Decreto Municipal Nº 5.014, de 18 de março deste ano, publicado no Diário Oficial Eletrônico.

A Secretaria de Saúde salienta que pacientes e seus acompanhantes devem usar a máscara dentro das unidades de saúde em todos os atendimentos e consultas, agendamento de consultas, realização de exames, retirada de medicamentos e vacinações. A Secretaria de Saúde ainda solicita para que as pessoas venham com suas próprias máscaras, uma vez que o fornecimento da proteção pelas unidades de saúde para as pessoas que estiverem sem o item não é obrigatório. Ainda assim, a Secretaria de Saúde informa que o fornecimento de máscaras para a população é feito conforme o estoque disponível em cada unidade.

A Secretaria de Saúde reforça para que a população siga a obrigatoriedade do uso de máscara nos ambientes especificados acima. Com essa atitude simples, a população ajuda a manter a situação da pandemia estável no município, até que haja a diminuição dos casos e o término da pandemia.