Vila Real concentra o maior número de floriculturas e lojas de materiais de construção em Hortolândia

Dos 347 estabelecimentos da região visitados por agentes da Prefeitura, 31 são desses dois segmentos

A Vila Real é a região onde há a maior concentração de floriculturas e lojas de materiais de construção em Hortolândia. Esse é um dos dados detectados nas visitas realizadas pelo projeto “Agentes de Desenvolvimento Local”, da Prefeitura. Do total de 347 estabelecimentos comerciais visitados pelo projeto, 31 (9%) são desses dois segmentos. O projeto concluiu as visitas aos comércios da região na sexta-feira passada (08/04).

A coordenadora do projeto, Hillary Parnissolo, ainda aponta outro fato interessante detectado pelos agentes durante as visitas. “Muitos empreendedores e lojistas têm seus negócios nos imóveis onde moram, utilizando espaços como sala ou garagem”, salienta a coordenadora.

O levantamento feito pelo projeto apontou que o segmento com o maior número de estabelecimentos na região é o de alimentação, com um total de 93 comércios (27%), dentre bares, lanchonetes, restaurantes e similares. Já na segunda posição ficou o segmento de oficinas mecânicas, com 52 estabelecimentos visitados (15%).

O terceiro segmento com o maior número de estabelecimentos na região é o de materiais de construção e floriculturas, com um total de 31 lojas (9%). Já o setor de estética ficou na quarta posição, com um total de 20 estabelecimentos visitados.

FORMALIZAÇÃO

O projeto detectou ainda que 53 estabelecimentos da região não estão regularizados por não ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), inscrição municipal ou CLI (Certificado de Licencamento Integrado).

Os agentes instruíram os comerciantes que estão nessa situação sobre a importância de formalizarem seus negócios e a buscar apoio e orientação na Casa do Empreendedor e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Aqui, órgãos da Prefeitura. O trabalho deu resultado. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, dos 53 estabelecimentos não regularizados, 27 já formalizaram sua situação junto à Casa do Empreendedor e 26 já estão em processo de formalização.

Os agentes também ouvem e acolhem demandas dos comerciantes das regiões visitadas. A principal solicitação feita pelos lojistas da Vila Real é sobre a limpeza de um córrego existente na região.

O projeto continua a percorrer comércios de diferentes regiões da cidade. Nesta segunda-feira (11/04), os agentes começaram a visitar comércios no Jardim Santa Clara do Lago. Após essa etapa, o projeto visitará comércios nos bairros adjacentes.

CENSITÁRIO

O projeto “Agentes de Desenvolvimento Local” foi lançado em 2021 pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes. O objetivo é fomentar o comércio local e aproximar a Administração Municipal dos empreendedores.

O projeto tem ainda caráter censitário, uma vez que possibilita à Prefeitura descobrir a quantidade de estabelecimentos existentes na cidade, entre outras informações importantes. A partir da coleta desses dados, a Prefeitura poderá definir e traçar estratégias e ações específicas para cada região da cidade. O projeto já visitou comércios do Jardim Amanda, região central, Jardim Rosolém e Jardim Nova América, este último ainda em andamento.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, o projeto é uma iniciativa necessária para que a Prefeitura possa mapear por região quais são os segmentos de comércio e serviços existentes na cidade. “O projeto tem esse importante aspecto censitário, que é fazer um levantamento sobre a quantidade de estabelecimentos na cidade. Por meio das visitas já realizadas, percebemos que o município conta com comércios e empresas que atuam em variados segmentos de produtos e serviços. Os empreendedores de cada um desses segmentos têm necessidades e demandas específicas. Por isso, é necessário que a Prefeitura visite e converse com cada empreendedor para, a partir daí, construir políticas públicas que fortaleçam e beneficiem cada vez mais a economia do munícpio como um todo. Com isso, teremos maior geração de renda e emprego para a população”, salienta Silva.