Fiscalização ambiental da Prefeitura aciona Sabesp para analisar lodo na lagoa do Observatório Ambiental

Equipe de fiscalização avaliou a presença de lodo no local na tarde dessa sexta-feira (25/03)

Técnicos da Prefeitura de Hortolândia estiveram no Observatório Ambiental Parque Escola (antigo Creape) para investigar a presença de lodo na lagoa do local, na tarde dessa sexta-feira (25/03). De acordo com a fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apesar de apresentar aspecto viscoso, o material não provocou mortandade de peixes que habitam a lagoa. A equipe de fiscalização verificou a movimentação de alevinos entre as algas que flutuavam na superfície da água.

Ainda de acordo com a equipe de fiscalização, a suspeita inicial é de que o material visível na superfície da água tenha origem de despejos irregulares ocorridos já há algum tempo no manancial.

A equipe de fiscalização da Prefeitura acionou a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Os técnicos da companhia estiveram no local na tarde dessa sexta-feira para verificar a origem do material. Os técnicos também coletaram amostras de algas que surgiram junto com o lodo e de água para realizar análises para verificar se o material orgânico contaminou a água da lagoa. Durante a coleta, os técnicos descartaram que o material seja esgoto doméstico.

“A Sabesp vai nos fornecer o PH e o OD, que são unidades de medidas utilizadas para medir a quantidade de oxigênio e a presença de algum elemento químico na água”, explica a diretora de fiscalização ambiental, Elaine Sousa, que acompanhou o trabalho.

Logo após o trabalho de verificação e coleta das amostras, a equipe de manutenção do Observatório realizou a retirada do material orgânico da lagoa.

A lagoa do Santa Clara, como o local é mais conhecido, é um dos principais parque socioambientais do município. Recentemente, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável mudou sua sede para o local. O observatório está localizado na rua Bolívia, 290, na região do Jardim Santa Clara do Lago.