Hortolândia comemora Dia Mundial da Água no Parque Dorothy Stang, nesta terça-feira (22/03)

Evento, às 9h, terá apresentações artísticas de alunos, soltura de peixes, exposição e “abraço” simbólico numa das lagoas do parque

Hortolândia comemorará, nessa terça-feira (22/03), o Dia Mundial da Água em meio ao cenário verde do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang. O evento será, às 9h, no local que é um dos cartões postais da cidade, na rua Manoel Antônio da Silva, 415, Jardim Nossa Senhora de Fátima.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza, nessa segunda-feira (21/03), os preparativos para o evento, que incluem decoração e manutenção de equipamentos e espaços internos do parque. Também nessa segunda-feira, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos executa trabalhos de limpeza e poda de mato na área interna do parque.

A Prefeitura reforça que, mais do que o caráter comemorativo, o evento busca sensibilizar a população sobre a importância da preservação e de se economizar a água, um recurso natural que, se não for bem cuidado e utilizado de forma consciente, futuramente, pode se tornar escasso e acabar.

Para estimular a população a refletir sobre a questão, a Secretaria de Meio Ambiente e Densevolvimento Sustentável colocará uma exposição de fotos antigas que mostram a transformação da área onde está o Parque Dorothy. A implantação do parque revitalizou a região, que no passado estava degradada e era utilizada para descarte irregular de resíduos e lixos. As fotos mostram como era o local antes da abertura do parque, o início das obras de construção até a inauguração. As fotos incluem ainda o trabalho de recuperação da nascente existente no parque.

O evento contará com a participação de alunos da EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Josias da Silva Macedo e da E.E. (Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo. Cerca de 50 estudantes de duas turmas da EMEB Josias farão apresentações artísticas.

Também será feita a soltura de cerca de 500 tilápias na lagoa menor que fica na área central do parque. Depois, os participantes farão um “abraço” simbólico em volta dessa lagoa.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira, salienta que o Dia Mundial da Água é uma data que deve conscientizar os moradores sobre a importância de cada um fazer sua parte. “É uma data que deve despertar em nós a importância sobre a preservação da água, um bem tão precioso que a natureza nos proporciona. É necessário consciência para que, além do consumo controlado, não haja contaminação dos recursos hídricos do município por meio de lançamentos clandestinos na rede de águas pluviais. A cidade avança no desenvolvimento econômico e urbano em busca de se consolidar como um município inteligente e sustentável. Porém, é preciso que cada pessoa faça a sua parte, principalmente no que se refere à utilização e preservação da água”, salienta Eliane.