Lagoa do Observatório Parque Escola recebe barreiras de contenção para proteger água e fauna aquática

Ação da Prefeitura de Hortolândia é para evitar despejos irregulares de líquidos que contaminem a lagoa

A lagoa do Observatório Ambiental Parque Escola está mais protegida. A Prefeitura de Hortolândia implanta duas barreiras de contenção no local. A ação é para manter a qualidade da água, condição essencial para preservar a vida aquática existente na lagoa. O observatório (antigo Creape) é uma das principais áreas de lazer da cidade, localizada na rua Bolívia, 290, na região do Jardim Santa Clara do Lago.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, as barreiras são equipamentos que servem para impedir que substâncias líquidas poluentes se espalhem e provoquem a contaminação da lagoa. Os equipamentos são formados por uma série de boias interligadas. Cada barreira tem 15 metros de extensão. As barreiras facilitam o recolhimento de substâncias líquidas poluentes. Os equipamentos foram doados à Prefeitura por uma empresa da cidade.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável salienta que foram registradas ocorrências de despejo irregular que chegaram até a lagoa, no ano passado. Em virtude disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem intensificado a fiscalização com o objetivo de impedir e/ou autuar possíveis infrações ambientais. Em paralelo, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem realizado ações para preservar a lagoa.

“A utilização desses equipamentos vai ajudar na melhoria das condições do observatório, que é um dos locais mais bonitos da cidade. O principal parceiro da Prefeitura é a população, que pode nos ajudar a manter o espaço, ao denunciar possíveis despejos irregulares, e ao frequentar o local. A presença do público dá ainda mais vida ao observatório”, destaca a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento Oliveira.

FISCALIZAÇÃO

A Prefeitura de Hortolândia realiza constantemente ações de fiscalização ambiental e de limpeza e retirada das plantas aguapés do espelho d’água nas lagoas existentes na cidade. Além disso, o entorno das lagoas também recebe ações de zeladoria, como poda do mato e limpeza.

Essas ações são importantes para manter o embelezamento das lagoas, mas a Prefeitura salienta que é necessária a colaboração dos moradores para que não realizem ligações irregulares nas redes de esgotos. Essa atitude faz com que dejetos domésticos sejam despejados nas lagoas, causando a proliferação destas plantas, bem como a contaminação das águas, o que pode causar a morte de animais aquáticos.

Já para manter o entorno das lagoas limpos, é importante que a população faça o descarte de lixo e resíduos nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da cidade. Atualmente, Hortolândia conta com 13 PEVs, sendo que os dois mais recentes foram inaugurados no fim do ano passado, localizados no Jardim São Sebastião e no Jardim Nova Alvorada. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

O descarte irregular de lixo em vias e áreas públicas está sujeito à multa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas e/ou veículos que praticam crime ambiental, podem fazer denúncias e enviar fotos e informações pelo aplicativo do Programa Agenda Verde. Para baixá-lo, basta fazer o download gratuito nas plataformas Google Play ou App Store do seu smartphone. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.