Prefeitura de Hortolândia orienta população a reforçar cuidados para evitar a gripe

Secretaria de Saúde salienta para que as pessoas mantenham o uso de máscara, distanciamento e higienização constante com álcool em gel

Diante do aumento nas últimas semanas de pessoas com síndrome respiratória que têm procurado atendimento nas unidades de saúde do município, a Prefeitura de Hortolândia orienta a população a reforçar os cuidados para evitar a gripe.

A Secretaria de Saúde reforça para que a população se conscientize sobre a importância de manter os protocolos sanitários, que incluem uso de máscara, distanciamento e higienização constante das mãos com álcool em gel. Ao adotar essas medidas, as pessoas ajudam a diminuir a transmissão da doença para pessoas de seu convívio pessoal.

A diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, salienta que também é importante que a população tenha uma alimentação saudável. Dentre os alimentos recomendados estão as frutas, em especial aquelas ricas em vitamina C, dentre as quais laranja, acerola, manga e banana. “Ter uma alimentação saudável ajuda a fortalecer o sistema imunológico contra a gripe e outras doenças”, ressalta Fátima.

Outra medida destacada pela diretora é manter o corpo hidratado com a ingestão de água. A recomendação é de dois litros por dia. A hidratação ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e a manter úmidas as vias áereas do sistema respiratório. “Outra dica importante é que as pessoas procurem manter o ambiente de suas casas bem arejado e limpo”, salienta Fátima.

A Prefeitura ainda solicita para que a população evite formar aglomeração nas unidades de saúde, ajudando assim a diminuir a disseminação da gripe. Em caso de necessidade, ou de consulta já marcada, a orientação é para que o paciente vá à unidade desacompanhado. A presença de acompanhantes é recomendada para crianças, idosos ou pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.