Convênio da Prefeitura com a Universidade Federal de São Carlos é tema de webinário nesta terça-feira (30/11)

Com foco em educação de qualidade, acordo de cooperação técnica nas áreas de formação, pesquisa e intervenção terá duração de três anos, sem custos financeiros para os parceiros

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta terça-feira (30/11), às 19h, o 13° webinário da série “Educação na rede”, tendo como convidado o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Desta vez, o tema será "Uma Escola-Outra: novos olhares para as práticas pedagógicas”, enfocando a parceria pedagógico-institucional firmada entre a instituição de ensino superior e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, do qual resulta o projeto “Escola-Outra”, em execução em unidades escolares do município, atualmente.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, com transmissão ao vivo pela página da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, no YouTube, disponível neste link: https://www.youtube.com/channel/UC-F2MM9SM5TOTOZW-ViOuqw. Não é necessário se inscrever previamente. Após o evento, o vídeo será disponibilizado para acesso, também, pelo canal da E-O e poderá ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UC42lIBlaxLNzgkCZcBEz7oQ.

Cooperação técnica

O projeto “Uma Escola-Outra”, também conhecido pela sigla E-O, já está em andamento. Atualmente, acontece em quatro frentes: curso de Pós-Graduação "Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e de trabalho”, remoto e online; grupo de ateliê biográfico; grupo de trabalho para acompanhar o andamento das pesquisas e projeto-piloto de intervenção pedagógica em duas escolas municipais, a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) São Sebastião II e a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Helena Futava Takahashi.

Iniciado em abril de 2020, com a oferta da primeira turma do curso gratuito de pós-graduação aos profissionais da rede municipal, o projeto foi crescendo, aos poucos. Neste ano, a parceria foi formalizada e houve a ampliação das atividades. Um dos primeiros frutos do trabalho conjunto foi a publicação de vários artigos de alunos cursistas da primeira turma em Revistas Acadêmicas brasileiras. Na primeira turma da pós-graduação lato sensu, houve 140 inscritos, sendo que 70 profissionais concluíram a formação, sendo aprovados com a entrega de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Na segunda turma, iniciada em agosto deste ano, 120 cursistas se inscreveram, sendo que 93 permanecem ativos e com orientadores para a produção do trabalho final.

No âmbito da UFSCar, a cooperação técnica é desenvolvida pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação; na esfera municipal, é coordenado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia, envolvendo diretamente tanto os servidores deste Departamento, quanto professores e gestores da Educação, que atuam de maneira voluntária como professores, coordenadores, orientadores e pesquisadores, bem como profissionais da educação nas duas escolas municipais participantes do projeto-piloto.

“Está surgindo uma proposta concreta de retomada das atividades presenciais da escola e mesmo da realização de atividades virtuais de uma outra forma, de modo a produzir sentido tanto para alunos, crianças e jovens, quanto para educadores e servidores de outras funções dentro da escola e da educação. A produção deste sentido é o objetivo central desta cooperação entre a UFSCar e a Prefeitura de Hortolândia”, explica o professor Flávio Caetano da Silva.

“O projeto é fascinante, porque envolve os profissionais num processo de reflexão-ação-reflexão sobre outros olhares acerca da educação. Creio que seja uma oportunidade fantástica de refletirmos e construirmos coletivamente um novo jeito de pensar, planejar e realizar a educação no município”, afirma a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia, Fátima Colevate.

Para o diretor de Ensino Fundamental, Educação Integral e EJA (Educação de Jovens e Adultos), José Luís Menegoro, “esse projeto da rede, em parceria com a UFSCar representa o compromisso que se faz com uma educação não apenas de qualidade, mas uma educação transformadora também”.

“Compartilho dos objetivos do projeto conduzido pelo Prof. Flávio, da UFSCar, pois acredito que a melhor forma de fazer educação de qualidade é fazê-la junto com os que estão nela, crianças, educadores, professores, funcionários e gestores”, ressalta a diretora de Educação Infantil, Simone Locatelli.

"Essa parceria é importante por vários motivos. Primeiro, a gente experenciar o que é a universidade na área da pesquisa, no que a área de educação tem inovado, tem laboratoriado. Para nós, aqui de Hortolândia, o projeto de Escola-Outra tem tudo a ver com o nosso currículo, pois é uma abordagem pedagógica mais focada nas pessoas, nas histórias de vida, não só dos nossos alunos, como também dos nossos professores. Então, vem ao encontro da nossa proposta curricular de educação integral. Assim, a parceria é essencial para que a gente a possa fortalecer o nosso trabalho”, avalia o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.