Pastor alemão com malinois Ozzi, do canil da Guarda Municipal de Hortolândia, participa de treinamento especial de faro

Dia de treinamento foi em Jundiaí, neste sábado (27/11)

Ozzi, um dos filhotes recém-chegados ao canil da GM (Guarda Municipal) de Hortolândia, participou, neste sábado (27/11), de um “Training Day”, isto é, um dia de treinamento para adestrar o faro. O filhote de pastor alemão com malinois, de pouco mais de dois anos, vem sendo preparado para participar de ações de enfrentamento à criminalidade, principalmente no combate ao tráfico de drogas, juntamente com o veterano do Canil da Prefeitura, o pastor Ralf.

O treinamento aconteceu, das 8h às 17h, no canil da GM de Jundiaí, no interior paulista. Segundo a Secretaria de Segurança, foi um dia diferente de treino, em ambiente diverso do habitual, em que Ozzi e seu condutor puderam simular ocorrências reais, optando entre quatro tipos de pistas de faro, com dificuldades diferentes: painel e caixa (mais indicada para filhotes e iniciantes), carros, ônibus e edificação. Todo o trabalho contou ainda com a participação de um instrutor e um auxiliar do Canil Jundiaí, que acompanharam o trabalho do cão, fazendo anotações e indicações de correções ao condutor. Ao final do dia de treino e aprimoramento, houve também confraternização.

O canil da GM Hortolândia conta com quatro animais: os filhotes Ozzi e Órion, ambos pastores alemães, o primeiro com malinois e o segundo só pastor; o pastor belga-malinois Ralf e o filhote malinois Bolt. O canil da corporação foi criado no final de junho de 2020. Todos os cães que integram o canil da GM foram doados à Prefeitura. O alojamento dos cães é na sede da corporação, na Avenida da Emancipação, 260, no Residencial Maria de Lourdes, próximo à indústria farmacêutica EMS.

Quem precisar de serviços da Guarda Municipal poderá solicitá-los e também realizar denúncias, a qualquer hora do dia ou da noite, pelos telefones 153 ou 0800-111-580.