Vielas de três bairros de Hortolândia ganham rede de esgoto da Sabesp

Prefeitura acompanha realização de serviços em locais onde imóveis não conseguem se conectar à rede geral existente na região

Aos poucos, Hortolândia vai ganhando rede de esgoto em todos os bairros. Nesta quarta-feira (10/11), equipes da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) implantaram rede de esgoto em três bairros onde, por questões de localização e posicionamento das casas, os imóveis não conseguem se conectar à rede geral.

A instalação de rede de esgoto em viela aconteceu em três bairros: Vila Real Santista, Jardim Novo Horizonte e Remanso Campineiro. A equipe de Fiscalização de Saneamento da Prefeitura de Hortolândia acompanha diariamente esses trabalhos executados pela Sabesp no município. Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a medida é necessária e atende à demanda da população nos locais em que os moradores não conseguem fazer a ligação da casa à rede de esgoto na rua porque os imóveis apresentam divergências técnicas (soleira negativa, isto é, quando o terreno está abaixo do nível da rua).

Os trabalhos são feitos, majoritariamente, de maneira manual, o que gera barulho e produção de resíduos no entorno. Por isso, as equipes solicitam a compreensão da comunidade para que o serviço seja feito de forma rápida e eficaz. O sistema é constituído por uma tubulação de 150mm, destinada somente ao descarte de esgoto doméstico. Ela é instalada no meio da quadra, geralmente três unidades por quadra. Nesta tubulação não é permitido lançar água da chuva, lixo, material descartável, óleo ou outros tipos de gordura.

“A Sabesp está executando serviços pela cidade toda. Ele é importante, porque nos locais onde a soleira é negativa, o terreno não tem caída pra frente, mas para o fundo. Então, estão passando a rede de esgoto nas vielas para jogar na rede coletora e fazer a ligação com a rede de esgoto”, afirma o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.