Campo de futebol do Jd. Novo Horizonte recebe ação de plantio de mudas

Plano de arborização urbana é uma das ações que a Prefeitura de Hortolândia realiza para cumprir as diretrizes do programa Município VerdeAzul

A Prefeitura de Hortolândia realizou mais uma etapa do plantio de mudas que faz parte do projeto para aumento da arborização na cidade. Na sexta-feira (24/09), a ação foi realizada no entorno do campo de futebol do Jd. Novo Horizonte, local onde aproximadamente 50 crianças, estudantes da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Taquara Branca realizaram o plantio de 20 mudas de ipês rosa. Uma parceria da Administração Municipal com a empresa de soluções ambientais da cidade, OIKOS, proporcionou a doação das mudas para o evento.

Também na semana passada, em comemoração ao Dia da Árvore, alunos de uma escola particular no Parque Gabriel realizaram o plantio de mudas doadas em parceria com o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai (PCJ), no Parque Socioambiental Lago da Fé. A área escolhida para a ação no parque fica próxima da cabeceira da ponte que liga o Jardim Novo Cambuí ao Parque Gabriel.  De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ideia é segmentar o plantio das espécies de árvores na cidade, dando preferências as mais floridas em avenidas com grande fluxo.

Plantio de árvores

O plano de arborização urbana é uma das ações que a Prefeitura de Hortolândia realiza para cumprir as diretrizes do programa Município VerdeAzul. No total, são 10 diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a meta é plantar mais 20.000 mudas de árvores na cidade até 2024. Ainda segundo dados da secretaria, desde 2017 até este ano, já foram plantadas aproximadamente 68.000 mudas.