Membros do Conselho de Proteção e Defesa dos Animais de Hortolândia são empossados, nesta quarta-feira (22/09)

Cerimônia virtual dará posse aos 14 conselheiros, que atuarão pelo biênio 2021/2023

Nesta quarta-feira (22/09), Dia Mundial em Defesa da Fauna, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes empossa os 28 membros do CMPDA (Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais) de Hortolândia. São 14 titulares e 14 suplentes. A reunião será realizada de maneira online, a partir das 18h. A nomeação para o biênio 2021/2023 foi publicada no Diário Oficial do Município.

“A posse do Conselho é de extrema importância para nossa cidade. Uma das ferramentas que utilizamos na construção de um município inteligente e sustentável é a participação popular. E o Conselho é fundamental para que isso ocorra plenamente”, comentou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento. Eliane participará do evento virtual para falar sobre a importância do Conselho e da experiência de Hortolândia, a partir das atividades do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal), órgão ligado à secretaria que coordena, criado em 2017, quando o prefeito Zezé Gomes ainda ocupava a função de secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Os integrantes do Conselho são divididos entre representantes do Poder Público e da Sociedade Civil. Sete deles são servidores das secretarias municipais (Meio e Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Governo, Inclusão Social e Segurança). Os demais membros da Sociedade Civil são representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, das associações de moradores, da Associação Comercial, das organizações não governamentais ligadas à proteção animal e também representante dos protetores independentes que atuam em Hortolândia.

O Conselho

O CMPDA, que foi criado em 2012, tem caráter consultivo e deliberativo. Entre várias de suas atribuições, cabe ao órgão atuar na defesa e proteção dos animais como cães, gatos, cavalos, ruminantes, suínos e aves, bem como os animais da fauna selvagem (observada a autorização de órgãos estaduais e federais, quando necessário).