No Dia da Árvore (21/09), Prefeitura de Hortolândia planta ipês no Parque Lago da Fé

Ação é comemorativa ao Dia da Árvore

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável plantará, na manhã desta terça-feira (21/09), mudas de árvores da espécie Ipê Branco, no Parque Socioambiental Lago da Fé. A ação é comemorativa ao Dia da Árvore. O plantio é parte de uma ação desenvolvida em parceria com o Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai (PCJ), que escolheu a data para reunir os municípios associados em uma ação conjunta. O consórcio realizou a doação de algumas das espécies que serão plantadas em Hortolândia.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a área escolhida para o plantio é a cabeceira da ponte que liga o Jardim Novo Cambuí ao Parque Gabriel, do lado do Jardim Novo Cambuí. "Uma ideia já alinhada com o prefeito Zezé Gomes, que inclusive estará no evento do Dia da Árvore, é segmentar o plantio das espécies de árvore, dando preferências as mais floridas em avenidas com grande fluxo", observa o secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Josemil Rodrigues.

Plantio de árvores

Com a aproximação do tempo das chuvas, a Prefeitura retomou o plantio de árvores no município. Na semana passada, o prefeito Zezé Gomes plantou oito mudas de ipês em frente ao Paço Municipal, em uma ação desenvolvida dentro do Programa Município Verde/Azul, do Governo do Estado. O plano de arborização urbana é uma das ações que a Prefeitura de Hortolândia realiza para cumprir as diretrizes do programa. No total, são 10 diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a meta é plantar mais 20.000 mudas de árvores na cidade até 2024. Ainda segundo dados da secretaria, desde 2017 até este ano, já foram plantadas aproximadamente 68.000 mudas. Na próxima sexta-feira (24/09), o plantio será realizado na região da Taquara Branca, onde serão plantadas mudas de ipês no entorno do campo de futebol. No sábado, o plantio continuará no Parque Lago da Fé. Serão plantadas 242 árvores, em parceria com a empresa DC Logistic.