Em ação de educação ambiental, estudantes visitam nascente do Ribeirão Jacuba na Fazenda Gazzetta, em Hortolândia

Espaço adquirido pela Prefeitura será transformado em Parque Ambiental

A preservação dos recursos naturais é uma das pautas mais importantes para o futuro das novas gerações. Em tempos de mudanças climáticas, secas persistentes e uma sensação de que "o clima já não é mais o mesmo" com estações pouco definidas, a Prefeitura de Hortolândia continua a educação ambiental para alunos da cidade. Na manhã desta quinta-feira (09/09), 15 estudantes de Ensino Médio da E.E. (Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigues de Azevedo repetiram uma ação realizada em 2019 e voltaram à Fazenda Gazzetta, espaço adquirido pela Prefeitura neste ano, localizado no bairro Terras de Santo Antonio, a fim de conhecer o local onde brota uma das nascentes do Ribeirão Jacuba, que corta Hortolândia.

Guiados pelo agente ambiental Ricardo Zanoni, da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Administração Municipal, os estudantes observaram e debateram sobre a necessidade dos cuidados com o meio ambiente para o futuro do planeta. "É bem legal voltar à este local onde podemos ver a nascente do ribeirão. Cada vez mais, estamos cientes da nossa importância para gastar cada vez menos os recursos naturais. Uma atividade como esta, com o auxílio dos agentes e dos professores, nos faz pensar em como tornar o planeta mais sustentável", comenta o aluno Lucas Peres, de 17 anos de idade.

"Acho que as pessoas devem começar a repensar o modo com que tratam os recursos naturais, o consumo de água, principalmente, além de outras ações humanas que prejudicam a natureza. Penso que nossa geração pode e deve contribuir muito pela preservação de nossos recursos", analisa a estudante Ana Vitória Ferraz, também de 17 anos.

Segundo Zanoni, coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura, o objetivo principal da visita foi promover acesso dos estudantes às nascentes a fim de estimular a preservação dos mananciais. “Essa é a oportunidade de ver onde nasce um rio. Eles viram onde ele se forma. Essa visita traz uma série de informações para nossos estudantes pensarem no futuro dos recursos naturais do planeta", explica o ambientalista.

Fazenda Gazzetta

Em maio, uma cerimônia realizada na sede da Fazenda Gazzetta, importante área histórica localizada no Jardim Terras de Santo Antônio, marcou a festividade dos 30 anos de emancipação de Hortolândia e "selou" a posse da área para o município. No local, a Prefeitura construirá mais um parque socioambiental para a cidade. "Este paque será mais um cartão postal. Vamos restaurar a área da fazenda e ela será mais um espaço importante para a diversão das famílias”, comentou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, na ocasião.

Município VerdeAzul

A visita dos estudantes à Fazenda Gazzeta atende a uma das diretivas do PMVA (Programa “Município VerdeAzul”), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, com o qual a Prefeitura está alinhada. O programa estadual apoia e estimula, nos municípios paulistas, a realização de ações na área ambiental e de desenvolvimento sustentável.