Manutenção nas redes de esgoto e águas pluviais é importante para prevenir rompimento das tubulações

Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado.

Serviços de manutenção das redes de esgoto e águas pluviais são realizados, diariamente, em parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em todas as regiões da cidade. A ação garante a qualidade do serviço de coleta e tratamento do esgoto e o correto funcionamento das redes, evitando rompimentos que causam infiltrações no solo e, posteriormente, buracos em ruas e avenidas. Desde o início da semana, moradores do Pq. São Miguel e do Pq. Do Horto receberam orientação de como realizar a ligação regular da rede.

Além da orientação, as equipes da Prefeitura realizaram a fiscalização do sistema para o descarte regular dos dejetos domésticos nos jardins Santa Esmeralda e Boa Esperança. O trabalho evita a poluição de mananciais, preservando o meio ambiente. Manutenções foram concluídas em redes localizadas no Parque Orestes Ongaro e Jardim Nova Europa. As intervenções continuam em outras regiões da cidade nos próximos dias.

"Todos os serviços destas equipes garantem um correto funcionamento das redes de esgoto e águas pluviais para que os sistemas não apresentem rompimentos em tubulações, evitando problemas, inclusive, na rede de abastecimento. Parte do trabalho acontece em redes subterrâneas e, apesar de não ser visto pela população, ele é importante para a manutenção da qualidade de todo o saneamento básico e abastecimento da cidade", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Atualmente, Hortolândia conta com 99% do esgoto coletado, sendo que 100% é tratado. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. “Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter o sistema de esgoto em bom funcionamento, com as ligações domésticas regularizadas”, pede Panício.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.