Prefeitura continua com a vacinação contra a COVID-19 para pessoas em situação de rua

Por estarem em situação de vulnerabilidade social, as pessoas que vivem nas ruas estão mais expostas à pandemia. Por este motivo, a Prefeitura de Hortolândia continua com a busca ativa para garantir a imunização deste público. No final da tarde desta terça-feira (20/07), equipes das Secretarias de Saúde e de Inclusão e Desenvolvimento Social circularam por diferentes regiões da cidade para localizar e vacinar essas pessoas. Foram imunizados 20 pessoas em situação de rua com a vacina Janssen, de dose única.

A ação aconteceu nas regiões central, Recanto do Sol, Jardim Rosolém e Jardim Amanda. Os agentes abordaram as pessoas em situação de rua e deram a elas orientações sobre a COVID-19 e a importância de se proteger contra a doença com a vacina, que é segura. De acordo com a Secretaria de Saúde, elaa também foram orientadas a buscar auxílio na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima do local onde estiverem caso apresentem alguma reação ao imunizante. De acordo com levantamento feito pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, 83 pessoas estão em situação de rua no município.

ABRIGO

Além da vacinação contra a COVID-19, a Prefeitura de Hortolândia inaugurou um novo espaço para abrigar pessoas em situação de rua. O local, que começa a funcionar às 18h, fica na rua Francisco Guimarães de Oliveira, 40, Remanso Campineiro. A Prefeitura disponibiliza o espaço por meio de termo de contratação firmado com o Instituto Esperançar, que realizará o serviço de acolhimento por um período de seis meses.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, no abrigo, os usuários terão cama, cobertores, local para higienização pessoal e também para o abrigo de animais de estimação, além de receberem gratuitamente jantar e café da manhã. O abrigo comporta até 40 pessoas. O abrigo funciona de portas abertas no período noturno, com horário definido para entrada e saída. O atendimento é realizado de acordo com a demanda identificada em abordagem social feita pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Quem quiser contribuir, pode realizar uma ligação ao CREAS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (19) 3897-4083, (19) 3909-4546 e (19) 3949-4653.