Prefeitura realiza mutirão de serviços para correto funcionamento das redes de esgoto e águas pluviais

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a semana com diversas ações para evitar o descarte irregular de esgoto doméstico e manter o correto funcionamento das redes de esgoto e águas pluviais em diversas regiões da cidade. A orientação com panfletagem informando a população sobre a importância da ligação correta das redes foi realizada em residências na Vila São Pedro e no Jardim Amanda, onde também foi concluída uma desobstrução na rede de esgoto, ação que coibi a infiltração no solo e o surgimento de erosões em ruas e avenidas. Já a vistoria para evitar danos nas redes e o descarte irregular aconteceu em vias do Parque Perón, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora, Residencial João Luiz, Jardim São Jorge e Jadim Santo André.

"As equipes da Prefeitura em conjunto com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) também realizaram consertos e manutenções providenciais em redes subterrâneas nos parques do Horto e Ortolândia além do Jardim Primavera e Jardim Rosolem. Os serviços continuam nos próximos dias em diferentes regiões da cidade. Pedimos a colaboração da população para nos ajudar a manter os sistemas de esgoto e de águas pluviais em bom funcionamento. Não descarte resíduos irregularmente", pede o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

A ação orientativa tem o objetivo de evitar a poluição de rios, lagos e mananciais com ligações clandestinas nas redes de esgotos e águas pluviais. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além de proteger o meio ambiente, a ligação correta das redes de esgoto e águas pluviais também evita infiltrações e erosões no solo. O trabalho de fiscalização e as ações preventivas da Prefeitura contribuem para que o município atinja, em breve, 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 99% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

DESCARTE IRREGULAR DE ESGOTO É CRIME AMBIENTAL

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.