PEVs da Prefeitura de Hortolândia continuam funcionando das 9h às 15h nos dias úteis da semana

PEVs da Prefeitura de Hortolândia continuam funcionando  das 9h às 15h nos dias úteis da semana

Os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia funcionam, desde março deste ano, das 9h às 15h, de segunda à sábado.  A redução no horário de atendimento foi adotada para reduzir a circulação de pessoas e evitar a disseminação do Coronavírus.  De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos,  as exceções são os PEVs do Jd. Santa Emília, Jd. Nossa Senhora de Fátima e Jd. Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, continuam funcionando todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

"A população deve continuar utilizando os pontos, nestes horários, para realizar o descarte regular do entulho. Algumas pessoas encontram os locais fechados e acabam descartando os materiais, irregularmente, do lado de fora dos espaços, poluindo as calçadas, ruas e avenidas e, além disso, cometendo um crime ambiental. O descarte irregular de lixo e entulho também atrai a presença de animais peçonhentos que possam transmitir doenças é, nesta época de seca, pode servir como focos de incêndio", explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os pontos que mais sofrem o descarte irregular dos materiais são os PEVs localizados no Jardim Interlagos e Parque Gabriel. Atualmente, o município tem 11 PEVs. Estão em fase de construção mais dois no Jardim Nova Alvorada e no Jardim São Sebastião (Confira abaixo a lista dos PEVs existentes na cidade). Em razão da pandemia, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável ressalta que a população só pode utilizar os PEVs para fazer o descarte com o uso obrigatório de máscara.

Nos PEVs, os moradores podem descartar com segurança, gratuitamente, resíduos recicláveis e reaproveitáveis, como entulhos de construção, isopor, plástico PET, sofás, colchões velhos, o chamado “resíduo eletrônico”, dentre outros. Neles, não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde. No caso dos resíduos de construção, a quantidade de descarte é limitada a 1m³ por pessoa por mês, quantidade que equivale a 1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros.

Os materiais descartados pela população são encaminhados para a Cooperativa Águia de Ouro, parceira da Prefeitura. A venda de recicláveis pela cooperativa gera renda para os cooperados, que são pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Veja a lista de PEVs existentes na cidade:

• PEV 1 – Jardim Nossa Senhora Auxiliadora: rua Antônio João de Amorim, esquina com a rua Sebastiana Oliveira da Silva

• PEV 2 – Jardim Adelaide: rua Paulo Roberto Soares (antiga rua 9), esquina com a Rua Benedito Macedo

• PEV 3 – Parque Gabriel: avenida Joaquim Martarolli, 2005

• PEV 4 – Jardim Interlagos: rua Rio Tapajós (antiga rua 5)

• PEV 5 – Vila Real: rua Orlando Cavalcante, esquina com a rua Joaquim Gregório de Moraes

• PEV 6 – Jardim Amanda: rua Augusto dos Anjos, s/nº

• PEV 7 – Orestes Ôngaro: rua Rio Pardo (antiga rua 13), 50, dentro do Aterro de Inertes

• PEV 8 – Jardim Santiago: rua João Joaquim Calixto, 230

• PEV 9 – Jardim Nossa Senhora de Fátima: rua Manoel Antônio da Silva, 610

• PEV 10 – Jardim Santa Emília: rua Luísa Febrônio Marini

• PEV 11 – Jardim Santa Esmeralda: rua Ágata, s/nº