Moradores do Jd. Santa Amélia recebem orientação sobre descarte correto de esgoto doméstico

A Prefeitura de Hortolândia continua o mutirão de orientação para descarte regular do esgoto doméstico, ação que colabora para o correto funcionamento da rede em diferentes bairros da cidade. Desde a semana passada, as equipes da Administração Municipal trabalham na entrega de panfletos orientativos no Jardim Santa Esmeralda. Nesta semana, a ação continuou no Jardim Santa Amélia. Além da panfletagem, foram realizados reparos nas redes de esgoto e águas pluviais no Parque Orestes Ongaro, além da desobstrução de redes no Parque Ortolândia para evitar infiltrações no solo.

As ações permanecem nos próximos dias nestas e em outras regiões de Hortolândia com o objetivo de evitar a poluição de rios, lagos e mananciais com ligações clandestinas nas redes de esgotos e águas pluviais.  O trabalho de fiscalização e as ações preventivas da Prefeitura contribuem para que o município atinja, em breve, 100% de coleta e tratamento de esgoto. Atualmente, o índice de coleta é de aproximadamente 99% de cobertura, sendo que 100% do esgoto coletado já é tratado.

DESCARTE IRREGULAR É CRIME AMBIENTAL

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quem quiser ajudar na identificação de pessoas que praticam crime ambiental pode enviar fotos e textos para o aplicativo do Programa Agenda Verde, disponível para download gratuito, nas plataformas Google Play ou App Store. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo.

MAIS ZELADORIA

A Prefeitura também continua o mutirão diário de limpeza e poda do mato em todas as regiões da cidade. Nesta terça-feira (29/06), o trabalho foi realizado em praças e áreas verdes do Jardim Nova Alvorada e no Jardim Sumarezinho, às margens da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101). Já no Jardim Amanda, as equipes da Administração Municipal reforçam a pintura das guias nas principais ruas do bairro. Esses trabalhos ajudam a manter a segurança no trânsito, melhorando a visibilidade de pedestres e motoristas.